• Redação

TV Portal Favelas recebe Sarau Politilaje, hoje às 17h

Nesse domingo, das 17h às 19h, a TV Portal Favelas recebe o Politilaje - Sarau Político Cultural - para a POLITI LIVE, em tempos de pandemia. Com o tema "NOSSO SONHO DE CIDADE", homenageando o compositor e cineasta Sérgio Ricardo. O evento estará disponível clicando aqui. TV Portal Favelas é Cultura e resistência, não se esqueçam de seguir nosso canal no Youtube para fortalecer iniciativas como esta. Nós por Nós.



Toda favela tem uma laje, e em toda laje há música e bate papo

Em 2018, na favela do Vidigal, mais especificamente na Laje do Ninho, a partir da iniciativa de um grupo de amigos e amigas indignad@s com a ausência de formação política e cidadã para jovens e adultos de regiões periféricas da cidade, o Politilaje é formado com a finalidade de discutir políticas públicas, território e cidadania, no formato de poesia e arte. Situado no 314 do Vidigal, local que foi o berço de luta da resistência contra o processo de remoção na década de 60, o barraco deu lugar a uma casa, transformada em espaço de acolhimento cultural, e nela construída uma laje com a capacidade de receber 40 pessoas. Acreditamos que a autonomia e a libertação da população das regiões mais vulneráveis da cidade estejam diretamente associadas a difusão do conhecimento sobre direitos e deveres, e, sobretudo, à construção coletiva da ideia de um bem comum e de participação coletiva – propositiva, colaborativa e problematizante. Nesse sentido, entendemos a poesia, a música, o teatro, a arte plástica e a literatura como instrumentos e/ou canais potentes para propor o debate político.


Até o momento, o projeto teve seis edições, com destaque para as duas últimas, já que elas propiciaram a sua capilarização para outros espaços no Vidigal e também para outras comunidades, diversificando, assim, o grupo à frente do processo de construção e também o público participante do evento. Dessa forma, de modo a ampliar o projeto, realizamos a 5a Edição ("A Favela diz Não à Reforma da Previdência"), na Praça do Vidigal, para discutir, por meio de música e poesia, a reforma da previdência. A última edição (A Favela quer estudar") aconteceu em agosto de 2019, no Largo dos Tubas (Jacarezinho) e foi organizada por um grupo diverso, incluindo morador@s da comunidade do Jacarezinho e de seu entorno. Resultou dessa construção coletiva o desenvolvimento de uma biblioteca comunitária, arquitetada a partir de uma carcaça de geladeira, e viabilizada por um sistema de livre acesso do público leitor e também por meio doações contínuas de livros para todas as faixas etárias. Cabe ainda informar que o projeto de uma geladeirateca comunitária, que no Jacarezinho ganhou o nome de Bibliojaca, tende a ter o acompanhamento do Politilaje e ser ampliado em ações futuras.


Diante dos desafios que vivenciamos atualmente, sobretudo, em decorrência da pandemia, o próximo Politilaje será virtual, e se dedicará a debater educação, cultura e segurança pública a partir desse contexto. Por um lado, queremos identificar os desafios que nossos moradores, estudantes, ativistas e professores dos nossos bairros, favelas e periferias estão enfrentando; por outro, almejamos compartilhar as perspectivas que cada participante pensa acerca do tema: “Nosso sonho de cidade”.


Por fim, mas não menos importante, cabe dizer que nesta edição, o Politilaje irá homenagear nosso querido compositor, cantor, ator, cineasta e pintor Sérgio Ricardo, que nos deixou em 23 de julho aos 88 anos. Sergio Ricardo atuou na luta contra a remoção no Vidigal na década de 60. Assim como em outros movimentos que redefiniram a cultura brasileira, como a bossa nova e o cinema novo. Ao longo de nossa programação, a audiência será contemplada por músicas e poesias de Sergio Ricardo, interpretadas por noss@s convidad@s.

.

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter