• Xico Teixeira_da redação

Tainá de Paula: "O racismo é um braço do capitalismo"

Atualizado: Jun 9

As grandes cidades brasileiras foram consolidadas a partir de uma visão racial do território, onde os negros escravizados não tiveram acesso a terra, as unidades habitacionais e os componentes urbanos que primeiro receberam a infraestrutura. Os negros e negras saíram diretamente das senzalas, dos mocambos, para irem para as favelas e territórios de periferia.

De acordo com as afirmações da arquiteta e urbanista Tainá de Paula, presidente de Relações Institucionais do IAB, este processo existe desde os tempos pós abolição e é fruto do abandono e descaso do Estado e do sistema econômico que descarta a mão de obra excedente. Para ela, o racismo é um braço direto do capitalismo.

Segundo Tainá, a classe trabalhadora formal brasileira, na sua maioria, não é preta. Hoje, o retrato da precarização do Brasil está mais perto ainda da realidade que existia no país no início do século 20, pós escravidão. No início desta pandemia, apenas 44% dos trabalhadores no Brasil tinha emprego formal e destes 44% de brasileiros formais, apenas 8% são negros e tinham mais de um ano de carteira assinada. Clique aquineste link para ouvir o áudio da Tainá de Paula:

https://static.wixstatic.com/mp3/d6e978_5e8c6ce8beeb444b97e0e6912e57aee9.mp3

Para arquiteta Tainá de Paula, é preciso “racializar” a discussão do direito à cidade. É necessário fazer, pós pandemia, uma disputa urgente dos territórios centrais e sermos sujeitos plenos para ter o direito à cidade. É muito importante taxar as reservas fundiárias do Brasil que foram produzidas na escravização históricas dos corpos negros. Temos que direcionar o foco em quem concentrou privilégios, quem escravizou e detém até hoje o maior fundo de riqueza fundiária no Brasil. É uma aberração o Brasil ser o segundo país em população negra fora da África e ter somente um por cento de proprietário preto de terra.

Clique aquineste link para ouvir o áudio da Tainá de Paula

https://static.wixstatic.com/mp3/d6e978_419d75d4e6824899b1a8d3e8e6cc7046.mp3

Estas falas da arquiteta Tainá de Paula foram extraídas do debate Cidades, Exclusão e Violência, feito com o tambem arquiteto Nabil Bonduki no dia 06 de junho 2020.Veja a íntegra deste debate no youtube

Clique aquineste link para ver o programa na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=0kxCoiWgVkE


83 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter