Rumba, Margareth Dalcomo, lideranças indígenas e o indiano Kailash recebem o Prêmio João Canuto 2021

O MHuD Movimento Humanos Direitos e a Rede Social de Justiça e Direitos Humanos convidam para o Prêmio João Canuto. Com agraciamento, música, poesia, resistência e esperança. Nesta segunda-feira, 06/12, às 20h, pela TVT.

Vai ser um evento muito importante. Todos os homenageados tem uma valiosa contribuição para a luta pelos direitos humanos e por um Brasil mais fraterno e solidário.

Dentre eles, um dos fundadores do Portal Favelas, o Rumba Gabriel, que mora na Favela do Jacarezinho, que ele chama com muito orgulho de Quilombo do Jacarezinho.

O Portal Favelas se une a esta homenagem a esta liderança comunitário e a tantos outros homenageados, que contribuem decisivamente com a resistência ao fascismo, o negacionismo e ao poder totalitário deste governo que vira as costas para a fome, a miséria e a saúde do povo brasileiro. O Movimento Humanos Direitos atua no combate ao trabalho escravo e aos abusos praticados contra crianças e adolescentes, nas questões indígenas e quilombolas.

Kalish Satyartni

Os homenageados de hoje com o Prêmio João Canuto são Rumba Gabriel, da Favela do Jacarezinho; a médica epidemiologista Margareth Dalcomo, a liderança indígena Daniel Kuiukuro e o ativista indiano Kailash Satyarthi, indicado ao Nobel da Paz deste ano. Calcula-se que Kailash tenha resgatado mais de 60 mil pequenos trabalhadores, além de outros tantos adultos mantidos em regime de escravidão moderna. Ele comanda pessoalmente invasões a fábicas para libertar crianças e devolvê-las à infância.

Será uma noite de renovação das esperanças, com o compartilhamento das experiências da luta e da resistência das homenageadas e dos homenageados, além de música e poesia.

O evento de hoje terá transmissão pela TVT e retransmissão pelo YouTube e Facebook. A atriz Bete Mendes, uma das integrantes do Movimento Humanos Direitos - o MHuD – gravou um depoimento convidando a todos e todas para participarem da entrega do prêmio João Canuto e o lançamento do livro Direitos Humanos no Brasil 2021, hoje, às 20h, pela internet.


Clique neste link para veri o depoimento de Bete Mendes <https://fb.watch/9JUBax1kua/>

Nos próximos dias, o site do Portal Favelas fará uma especial sobre o Prêmio e sobre a liderança comunitária do Jacarezinho, Rumba Gabriel.
0 visualização