Rocinha prepara campanha pelo cuidado com as mulheres em situação de vulnerabilidade

08 de março, é o Dia Internacional da Mulher, mas na Rocinha esta data será comemorada durante todo o mês. Logo na primeira semana será lançada oficialmente a campanha Mulheres em Evidência, uma iniciativa do coletivo de mulheres da Rocinha com apoio da Casa de Cultura da favela. A campanha está estruturada a partir de vídeos com depoimentos de várias lideranças femininas, negras, artistas, intelectuais e pessoas do bairro falando da importância do cuidado com as mulheres em extrema vulnerabilidade.

No final do mês será realizado um debate com mulheres ativistas e lideranças do bairro, com a participação de convidados. E, no dia 26 de março, deverá haver um dia inteiro de programação especial com destaque para o desfile de mulheres que mostram seu talento fora do padrão imposto pela estética machista.

A campanha marca o mês de março como mês da mulher em situação de vulnerabilidade e traz o empoderamento feminino do corpo e da saúde. “Não importa como foi o seu dia, quem faz o resto do feliz é você”, diz uma das participantes da campanha. Em outra peça, a poetiza e escritora Elisa Lucinda repete o mantra que é repetido por quase todos outros participantes

Voce já ouviu falar da arte de cuidar?
Voce já ouviu falar na ética do cuidado?
Eu cuido, tu cuidas, eles cuidam, todos cuidam o coletivo mulheres em evidencia da rocinha veio para fazer a diferença
Mês de março na Rocinha, vamos cuidar das mulheres em extrema vulnerabilidade.
Coletivo de mulheres da Rocinha, Mulheres em evidencia

A vulnerabilidade se manifesta de diversas formas – por meio da depressão, da dependência química, da gravidez precoce, da violência física, patrimonial, moral, psicológica, sexual e doméstica, dependência financeira, desemprego, fragilidade, complexo de inferioridade e baixa auto estima. Todo cuidado com estas pessoas que são vítimas de machismo e autoritarismo.

Veja em https://www.instagram.com/mulheresemevidencia2020/ alguns depoimentos sobre a campanha


Leci Brandão


Elisa Lucinda


Malu Mader

32 visualizações