Projeto A Arte Gerando Renda abre 1.500 vagas para cursos profissionalizantes online

Pensando nas crescentes taxas de desemprego causadas pela pandemia pelo novo coronavírus a ONG Favela Mundo adaptou seu projeto A Arte Gerando Renda e em 2020 todas as aulas serão online, em redes sociais populares.


Apenas 10 aulas online separam 1.500 moradores de favelas cariocas de suas novas profissões. O Projeto A Arte Gerando Renda abrirá inscrições a partir de 16 de outubro para oficinas gratuitas de capacitação profissional, com foco no empreendedorismo. As opções são: maquiagem social, maquiagem artística, decoração de unhas, tranças afro e turbantes, artesanato, além de fantasias e Adereços. Com aulas diárias, de acordo com o curso escolhido, a cada semana uma nova vídeo aula será lançada nas redes sociais do projeto no Instagram, Facebook e Youtube. As aulas também poderão ser enviadas via whatsapp para os que desejarem. Informações e inscrições pelo telefone ou whatsapp 2236-4129. O projeto é patrocinado pelo ICTSIRIO, Magellan IP e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e com apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Invepar.

"Esse ano tivemos que nos reinventar para atender à demanda dos alunos. Teremos videoaulas nas redes sociais populares, pois sabemos que a maior parte da população não consegue acessar facilmente as plataformas fechadas. Além das aulas, teremos LIVES com temas desde biossegurança e adaptação às novas normas contato com os clientes à abertura de MEI, apresentação pessoal  e criação de currículo.”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, que oferece o projeto.

O Projeto A Arte Gerando Renda – indicado ao Prêmio Marketing Best de Sustentabilidade 2015 – foi criado para gerar oportunidades para moradores de favelas que têm acesso a escolas de samba e muita vontade de trabalhar com arte, mas não possuem conhecimentos básicos para exercerem funções nas agremiações ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho, em salões de beleza. Com a suspensão do Carnaval 2021 as aulas serão adaptadas à geração de renda e trabalho imediato dentro e fora das comunidades, mostrando as diversas opções de ganhar dinheiro com as diferentes atividades artísticas. Cada curso têm a duração de dez semanas, com aulas semanais. Ao final, os participantes são certificados e podem estagiar em barracões de escolas de samba ou em produções teatrais. Desde 2014 o projeto já capacitou mais de 1.800 alunos. 

REFERÊNCIA PARA A ONU

Em 2014, a ONG Favela Mundo foi reconhecida como um “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day 2014, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ao todo, a entidade já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em nove eventos no exterior.

SERVIÇO

Inscrições e informações pelo WhatsApp: (21) 2236-4129. As aulas estarão disponíveis no Instagram e no Facebook @artegerandorenda ou no YouTube: /c/favela.mundo

Saiba mais sobre a ONG em: www.favelamundo.org.br

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter