Programa Arte Contempolítica e a luta do povo negro no Brasil




Nesta quinta feira, 26/11, às 21h teremos o 2º programa da série especial do Arte Contempolítica, transmitido pelas TVs Portal Favelas e Brasil 247. Nosso programa foi criado com o objetivo de trazer artistas e agentes culturais para o debate sobre políticas culturais e Política de forma geral. Esta série especial de três programas faz referência ao Mês da Consciência Negra. O primeiro foi ao ar no dia 19/11/2020 e no meio da transmissão a colaboradora do Portal, Mariana Molica, nos surpreendeu com uma notícia trágica: o feminicídio de Leila Arruda, que era candidata do PT à prefeitura de Curralinho, em Marajó. O ex- marido tirou a vida de Leila de forma bárbara, à pauladas e facadas. A notícia foi dada ao vivo através da leitura do chat interativo.


No dia seguinte, ou seja, na manhã do dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, tomei ciência pela imprensa e telefonemas do outro assassinato bárbaro, ocorrido em Porto Alegre-RS, que ceifou a vida de João Alberto, dessa vez tendo como motivação o racismo. Voltei ao link do programa assisti toda a gravação e fiz uma longa reflexão.


Diante daquelas notícias concluí que o programa do dia 26/11 tinha recebido uma responsabilidade extra. Foi com esse espírito de responsabilidade com a causa negra que formamos este grupo para o debate desta semana:


Adriana Martins

Feminista, antirracista e ativista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMBRio).

Membro do Movimento Negro Unificado RJ e da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.


Maiara Felício

Jovem, negra e fotógrafa.

Idealizadora do Movimento Império das Negas.

Eleita vereadora em Nova Friburgo.


Cláudia Byspo

Atriz, diretora, Coreógrafa, gestora e ativista cultural.

Mulher negra, mãe solo e avó.


Marcelo Dias.

Dirigente Nacional do MNU.

Ex-presidente da Comissão de Igualdade Racial e da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB RJ.


Edson Santos

Sociólogo, cinco vezes vereador no Rio e duas vezes deputado federal pelo RJ.

Ministro da Promoção da Igualdade Racial no Governo Lula.


Venha participar. Será nesta quinta-feira (26), às 21h, - Arte Contempolítica e a luta do povo negro no Brasil.


Quero agradecer ao Rumba Gabriel e a toda Família da TV Portal Favelas pela oportunidade de fazer parte desse projeto popular de Comunicação. Agradeço também à TV Brasil 247 pela imprescindível parceria.

Viva Dandara! Viva Zumbi dos Palmares!

37 visualizações