Preocupada com as ocupações, comissão divulga carta ao governador.

*Carta da Comissão do Jacarezinho*

A comissão formada por lideranças comunitárias, Coordenadores de Projetos e Representantes da Comissão de Direitos Humanos da ALERI, vem a público externar a insatisfação com a forma com que o Governo do Estado tem proposto a intenção de implantar o projeto denominado Cidade Integrada.

Mais uma vez, a sociedade local amanheceu com uma grande atuação das forças de Segurança Pública em nosso Complexo de Favelas aqui do Jacarezinho. Acreditamos que toda intenção de melhoria para este território tão empobrecido e carente de transformações socials, deveriam ter a participação das lideranças e instituições locais para a formação de uma proposta que atenda a realidade dos mais de 80 mil moradores que vivem aqui no Jacarezinho.

Entendemos, que a ausência deste diálogo na construção do projeto, dispensa a voz da Comunidade, no contexto dessa Ação. Reiteramos a necessidade de fortalecimento dos equipamentos públicos ja existentes no território, trazendo cidadania, educação, esporte, cultura, lazer, saúde, trabalho e renda. Contribuindo com as lideranças, e fortalecendo os projetos socials já existentes no território.

Não somos contra o trabalho do Estado, muito pelo contrário, entendemos que uma sociedade civilizada precisa de instituições atuantes, agindo dentro dos limites da lei.

Diante da dramática situação de total abandono social em que vivemos no Jacarezinho (dentro dos piores indices de IDH do Estado), torna-se fundamental lembrar as autoridades que aqui vivem pessoas de bem. pagadores de impostos e que merecem serem tratadas com dignidade. Exigimos que toda a ação do Governo de intervenção de segurança, seja precedida de uma intervenção social.

A Comunidade segue acreditando que o dialogo será sempre o melhor caminho.


ASSINAM OS REPRESENTANTES DAS SEGUINTES ENTIDADES

Centro de Relação, Inovação e Articulação em Rede

Centro Cultural do Jacarezinho

Jaca em Cena

Comissão de Direitos Associação de Mulheres

MNU Favelas

Portal Favelas

Articulação Nacional dos Psicólogos e Psicólogas Negras

Ativistas comunitários

Coletivo Psicointegra Favela

Psicanalistas Unidos pela Democracia

ONG Viva Jacarezinho

G.R.E.S Unidos do Jacarezinho

Viva Rio

_Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 2022_.

165 visualizações