Portal Favelas recebe Benedita e Lula, hoje às 18h

A candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, e o ex-presidente Lula participarão de uma live com veículos de comunicação populares, nesta 5ª feira, às 18h. Para assistir, acesse o Facebook do Portal Favelas, clicando aqui. O objetivo é discutir assuntos inerentes à realidade das comunidades, como:



01) SAÚDE: reconstrução da rede de apoio à saúde da mulher para cuidar integralmente da saúde das mulheres como prioridade máxima, especialmente das mais pobres e negras / ampliar as clínicas da família e reabrir UPAs. As comunidades terão atendimento ginecológico e oncológico especializado.


02) EDUCAÇÃO: multiplicar o número de creches públicas nos territórios mais afastados do Centro para aumentar a empregabilidade feminina / Salas digitais com espaços em que os moradores dos bairros e das comunidades terão cursos de formação e aulas profissionalizantes ministrados por professores pagos pelo município.


03) MOBILIDADE/transporte para as comunidades. Concluir a interminável obra do BRT Transbrasil e ampliar até Campo Grande para conectar-se ao BRT Transoeste. É a primeira etapa de seu projeto para mudar o foco de desenvolvimento da cidade para a Avenida Brasil. Reativar as linhas de ônibus que sumiram na gestão Crivella e regularizar as vans para trajetos dentro dos bairros e comunidades.


04) LIMPEZA URBANA / Esgoto e água tratada / Prioridade aos bairros pobres e para as favelas onde a CEDAE não cumpre o seu papel


05) GERAÇÃO DE EMPREGO para a comunidade com o fortalecimento do pequeno comércio e outros ações.


06) Implantação da ‘MOEDA CARIOCA’ para ser gasta pelos moradores dentro da comunidade e, com isso, aquecer a economia local. A moeda será um cartão no qual a prefeitura vai depositar R$ 100 como complemento para as famílias cadastradas no Bolsa Família.


07) PONTOS DE CULTURA nas comunidades / inclusão da juventude das favelas na vida cultural da cidade.


08) O trabalho da COMLURB nas comunidades com cooperativas de reciclagem que farão a coleta seletiva


09) PROJETO CENTRAL DE REVITALIZAÇÃO da cidade que inclua a conversão de prédios comerciais fechados em prédios residenciais.


10) CORONAVÍRUS: Garantir a volta às aulas com segurança, lutar pela vacina, fazer testagem em massa e garantir que as crianças pobres não sejam tão prejudicadas por falta de internet e equipamentos eletrônicos para as aulas online.


11) Combate à pandemia do Coronavírus para a população em geral.


12) Ações de combate ao racismo


13) REVITALIZAÇÃO DA AV BRASIL: pacote de intervenções para estimular a construção de novas moradias, à abertura de comércios, benefícios para a instalação de grandes empresas, galpões e plantas industriais, além de escolas de ensino integral e profissionalizante para qualificar jovens de comunidades carentes.


Entre outros temas inerentes à população que podem ser discutidos

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter