PESQUISADOR ALERTA PARA CUIDADOS PÓS VACINA

A vacina contra a Covid-19 é fundamental e urgente. É uma questão de saúde pública e somente quando uma grande parte da população brasileira for vacinada é que poderemos pensar em acabar com a epidemia e amenizar as medidas de controle e segurança.

Mesmo depois de serem vacinado, os cuidados com a segurança devem ser mantidos. Todas as pessoas saudáveis vão responder muito bem à imunização. E, apesar de nada ser infalível no mundo, "a grande maioria das pessoas vai sim desenvolver bons anticorpos e respostas celulares, ficando protegidas das formas graves da doença", conforme revela o pesquisador do INCA e tambem da Fiocruz, Martin Bonimo, em artigo publicado no facebook.

Martin Bonamino - INCA e Fiocruz

E ele alerta ainda para esta ansiedade que muitos pessoas tem de querer fazer o teste de anti-corpos depois da vacinação. Para ele, esta preocupação e ansiedade é totalmente desnecessária, porque nem sempre estes testes vão mostrar o que voce está procurando.

Para o pesquisador, "toda esta ansiedade na verdade está fundamentada em um grande desconhecimento do efeito da vacina e dos testes para detectar os anticorpos gerados por elas. Para as vacinas baseadas na proteína S, como a da AstraZeneca, não é mesmo esperado que seu título de anticorpos aumente nos testes comerciais realizados pelos principais laboratórios, já que estes testes detectam anticorpos contra a proteína N e estes anticorpos não são estimulados por esta vacina."

Leia a íntegra de seu artigo no link https://www.facebook.com/martin.bonamino/posts/4103266546360835

* Martin Bonimo possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Medica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Câncer e Especialista da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, onde participa da coordenação da Rede FioCâncer.

30 visualizações