Pesquisa quer saber opinião dos agentes sobre a política cultural no Rio de Janeiro

Uma pesquisa do LABCult_Rio, grupo integrante do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), e pelo Observatório das Metrópoles Núcleo Rio de Janeiro, pretende investigar o atual panorama da cultura na capital fluminense, realizando um diagnóstico participativo com amplo envolvimento de agentes culturais atuantes na cidade.

A pesquisa, intitulada "Diagnóstico Cultural – estudo da aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade do Rio de Janeiro" já está sendo aplicada e é direcionada aos agentes culturais do Rio de Janeiro e consiste no preenchimento de um questionário composto por 6 blocos, com perguntas sobre as suas experiências pessoais e as suas opiniões sobre a cultura e as políticas culturais da cidade, antes e durante a pandemia da Covid-19.

Por meio desse questionário, os pesquisadores buscam compreender a situação dos trabalhadores e do campo cultural da cidade do Rio de Janeiro, tendo em vista os desafios e as novas práticas criadas no contexto da pandemia. É importante frizar que os dados pessoais dos agentes culturais não serão expostos já que as informações obtidas serão usadas apenas para caracterizar o setor cultural da cidade como um todo.

A produção desse diagnóstico também visa contribuir nas trocas de conhecimento sobre a cidade e as políticas culturais e estimular a participação dos agentes do campo da cultura na elaboração das políticas públicas para o setor. A pesquisa procura enfocar, de forma especial, as mudanças no mundo do trabalho cultural dentro do atual contexto da pandemia de Covid-19, assim como as diferentes relações entre cultura e território que se estabelecem no tecido urbano carioca.

A pesquisa se desenvolverá em quatro fases, envolvendo a aplicação de questionários, a análise de dados sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc de emergência cultural na cidade, a realização de rodas de conversa com agentes culturais, além de entrevistas.

Segue o link, que fica no ar até o dia 27 de outubro.

https://enketo.ona.io/x/F8pebWdt

17 visualizações