PaZcoa, com Z, distribui chocolates em favelas da Baixada

Acompanhem o que rolou na semana da Páscoa na Baixada Fluminense, mais precisamente nas comunidades de Duque da Caxias. Solidariedade e muita disposição de levar alegria aos moradores das Favelas da Baixada, depois de uma semana muito tensa, cercada por tiroteios e operações policiais na região e exibidas como uma ação de guerra pelas emissoras de TV.

Neste domingo(17) o final de semana em diversas comunidade de Duqeu de Caxias foi de celebração de páscoa com várias ações envolvendo coletivos e colaboradores que tiveram a disposição de levar a páscoa às favelas. Por meio de uma parceria entre Movimenta Caxias e Voz da Baixada, os integrantes do Movimenta e Câmara Popular resolveram fazer a campanha “PaZcoa”, com “Z” de Paz, na Baixada Fluminense. O resultado foi a distribuição de mais de 1000 chocolates em 8 favelas da região. A ideia era a de contemplar lideranças de diversos territórios de Caxias para que cada uma organizasse sua própria entrega.

No Complexo da Mangueirinha, as entregas foram feitas pelos vereadores populares Dani Lopes e Dada da Gac, nas localidades Caminho do Aquário no Igrejão , na Mangueirinha , na Light e JR no Corte Oito, todos no município de Duque de Caxias.

A vereadora popular Dani Monteiro, contou para o Portal Favelas a importância de participar de uma ação como essa numa data tão simbólica , "nossa comunidade tem vivido momentos de muita tensão com intensos e recorrentes confrontos nos últimos meses. E de muita vulnerabilidade social também, que foi agravada pela pandemia".

Fotos - Beatriz Domingos

Ainda sobre o a ação , a vereadora popular também contou que muitas famílias sem trabalho e renda, passando necessidades e precisando priorizar o alimento grosso, como arroz e feijão,que já estão muito difícil de conseguir. Por isso Dani constata que ganhar o chocolate na páscoa não é a realidade de muitas crianças de Complexo de comunidades.

A vereadora popular ainda complementa, "poder entregar esses bombons hoje, é ter e provocar esperança para as nossas famílias. É ter a Páscoa que Jesus exemplificou em vida e em ressurreição. Páscoa de repartir o que se tem com quem não tem. Páscoa que fala sobre coletividade e amor. Páscoa que pede Paz fazendo caminhos amplos de Paz. Não é só um chocolate, é estar junto", completa a vereadora para o Portal Favelas.

25 visualizações