Observatório de Favelas apresenta Festival Utopias Para Revolução

Nos próximos dias 24 e 25 de agosto, o Observatório de Favelas realiza o “Festival Utopias Para Revolução” em comemoração aos 19 anos de existência. As atividades acontecerão ONLINE, no youtube, com diálogos, performance e uma grande festividade virtual.



Confira a programação!

Dia 24/08 14h30 Mesa: Disputando Narrativas de existência Descrição: Como seguir comprometidos com a natureza e missão de fortalecimento da democracia e de atuação centrada na redução das desigualdades? A comunicação vem costurando o tom dessa resposta. No jornal, televisão, rádio, site, redes sociais, whatsapp, carros de som, faixas, muros…Uma  comunicação que se recusa à história única. Mediação: Priscila Rodrigues (Comunicação – Observatório de Favelas) Participantes: Sil Bahia (Olabi) e Rene Silva (Voz das Comunidades)

17h Mesa: Qual o papel das representações artísticas de favelas e periferias  na disputa por direitos? Descrição: Estimular novos olhares e contribuir para construção de novas representações sobre favelas e periferias têm sido elementos constituintes dos 19 anos do Observatório de Favelas. De que forma essas novas representações estéticas contribuem a redução das desigualdades e pela garantia de direitos? Mediação: Jean Azuos (Galpão Bela Maré – Observatório de Favelas) Convidados: Camila Rocha Campos (Residência Artística Capacete) e Rosi Miliotti (ONG Fase e Imagens do Povo)

19h30 – Mesa: Parcerias entre educação formal e a sociedade civil Descrição: uma conversa com professores da universidade pública e da escola pública sobre a potência promovidas entre a educação formal e a sociedade civil com Andreza Rodrigues professora na Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ, André Gomes professor do Colégio Estadual João Borges de Moraes na Maré da SEEDUC e Érika Lemos Pereira educadora do Galpão Bela Maré/Observatório de Favelas Mediação –Érika Lemos Pereira (Galpão Bela Maré – Observatório de Favelas) Participantes – Andreza Rodrigues (Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ) e André Gomes (UNIPERIFERIAS)

Dia 25/08 17h – Mesa: As ancestrais nas vozes do presente Descrição: Se chegamos até o presente é porque aquelas e aqueles que vieram antes de nós pavimentaram nossos caminhos, nos ensinando a todo o momento que “nós, que acreditamos na liberdade não podemos descansar até que ela venha” (Ella Baker). São muitos os exemplos de lutas, resistências e vitórias. Mediante as lutas do presente, o que pode nos ensinar o passado? Como nossas memórias nos reorientam para planejar o futuro? Quais os desafios do presente? Como eles nos movem Mediação – Thais Gomes (Direito à Vida e Seg Pública – Observatório de Favelas) Participantes – Conceição Evaristo (escritora) / Renata Trajano (Coletivo Papo Reto/ Gabinete de Crise)

19h30 – Mesa: A cidade em disputa a partir das periferias – políticas e imaginários urbanos Descrição: As favelas e periferias, apesar do histórico de políticas públicas ineficientes e das insistentes representações de carência consolidadas no imaginário urbano, são territórios potentes e inventivos cujas populações, grupos e organizações vêm protagonizando suas próprias próprias mobilizações e agendas, colocando desta forma a cidade como um todo em disputa. Nesta noção expandida de políticas urbanas, quais são os caminhos abertos por essas pessoas e organizações? Como pautar a cidade a partir da potência das favelas e periferias?  Abertura: vídeo Território Inventivo Mediação: Lino Teixeira (Políticas Urbanas) Participantes: Gabriela Leandro (Gaia) (UFBA, Coletivo Terra Preta) e Henrique Silveira (Casa Fluminense) 

21h – Performance: “Tênis no Fio” Artista: Thais Ayomide Descrição: a performance traz o olhar de uma criança sobre a rua e as pessoas que lá estão, “tênis no fio” mostra a poética de ser um corpo encruzilhada com inúmeras avenidas e encontros.

Curtiu, né? Inscreva-se em nosso canal do YouTube > https://bityli.com/festivalutopias Ative o sininho e faça parte dessa celebração!

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter