O olhar fotográfico de jovens de periferias do Rio de Janeiro é destaque no Portal Favelas

Atualizado: 29 de ago.

Na sexta-feira (19) foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia. A data marca o surgimento do daguerreótipo, considerado o primeiro equipamento que deu origem ao processo fotográfico, e a popularização do aparelho pelo mundo.


Por isso, no mês que é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, o Portal favelas conversou com três jovens fotógrafos de periferia, e eles destacaram um de seus trabalhos fotográficos com olhar simbólico, sem perder sua visão ideológica.


Bea Domingos



Com um vasto repertório, a ativista LGBTQIAPN+ e indígena potiguara é além de fotógrafa, diretora de fotografia, fotojornalista, cinegrafista , produta , Mc , comunicadora , artista da Baixada Fluminense ( Bxd ).


Beatriz Domingos tem 24 anos, é nascida em Nilópolis e cria do Bairro Apollo XI, que fica no lote XV, na Cidade de Belford Roxo. Atualmente vive em Duque de Caxias.


Sobre um de seus trabalhos que tem guardado com um grande contexto, a jovem que a partir de 2020 começou a trabalhar profissionalmente com fotografia e audiovisual conta, “Esse é o trabalho no qual eu me emociono muito e quem vê também se emociona. Nesse dia, a Prefeitura de Duque de Caxias queria derrubar os barracos de mais de 50 famílias. Uma grande intervenção do Coletivo Movimenta Caxias, impediu a demolição. Por trás dessa foto tinha um cenário de caos total. Mas me deparei com essa cena e pensei logo em fotografar, tirei a foto e a descrição que eu pensei para essa foto, é que essas duas crianças olham pro horizonte com um tom de esperança de que tudo vai se resolver. De que um tem o ombro do outro pra se apoiar nos momentos mais difíceis da vida, de que um pode contar com o outro”, conclui a jovem. Bissexual, a jovem sempre tenta abordar sobre as pautas identitárias da comunidade LGBTQIAPN+ com as pessoas e faz com que sua essência, não se perca através de sua arte.


Foto: Beatriz Domingos

Brenda Ferreira



Brenda Ferreira, tem 21 anos e é cria do Complexo da Maré. É estudante de direito da UERJ, fotógrafa, mobilizadora social e escritora.

Como um de seus trabalhos que tem um contexto por trás, Brenda conta, “Gosto muito dessa foto porque além de ter uma pessoa negra nela, eu sinto que essa foto tem potencial de capa de álbum, sabe? Parece um motivo fútil, mas quem gosta de rap talvez entenda o sentimento que eu tentei passar com ela. Sinto como se muitas pessoas tivessem sido representadas nela”, conclui a fotógrafa.

Como uma mulher lésbica e umbandista, Brenda sempre tentou trazer uma ideia de ser ela mesma através de sua arte fotográfica. Principalmente porque muitos trabalhos dela, são com pessoas LGBTs e incrementa nas próprias fotos tudo que vai fazer com que a pessoa se sinta bem e mostra que não há motivo para se esconder.




Brenda Ferreira


Renan Israel



Umbandista, artesão, fotógrafo e designer, Renan tem 27 anos e trabalha com fotografia de eventos há aproximadamente 5 anos.

Nascido e criado em São João de Meriti, Baixada Fluminense do RJ, o jovem conta sobre um de seus trabalhos ligados a sua religião, “Eu trabalho num nicho de fotografia muito pequeno, que é a cobertura fotográfica de ritos religiosos africanos. Apesar de estar crescendo no momento, esse nicho envolve muito preconceito, e eu sendo uma pessoa da religião, quero ajudar os irmãos a lembrar os momentos importantes e que são únicos em nossa vida. Cada trabalho pra mim tem um destaque, pois nunca se sente o mesmo, nunca se fotografa a mesma coisa. São essências diferentes, emoções diferentes. Qualquer trabalho do meu Instagram, eu posso dizer que eu amei realizar”, conclui Renan.



Foto: Renan Israel

Três olhares simbólicos de jovens periféricos que através de seus trabalhos, mantém suas essências, trazendo para o Dia Mundial da fotografia, a perspectiva das favelas.


Para interessados em acompanhar os trabalhos dos fotógrafos, ou contatá-los, acessem o Instagram:


https://instagram.com/beadomingosjpg?igshid=YmMyMTA2M2Y=


https://instagram.com/oyo.fotodeaxe?igshid=YmMyMTA2M2Y=


https://instagram.com/bfotografia_?igshid=YmMyMTA2M2Y=







31 visualizações