NESTE SÁBADO (30) - FLUP 10 NA BABILÔNIA E CHAPÉU MANGUEIRA

Por Álvaro Maciel


Neste sábado (30/10) vamos comemorar os 10 anos da FLUP. O evento As atividades da #Flup10Anos começam hoje, com seu formato híbrido: parte das atividades será presenciais e parte online, todos os dias, até domingo (08/11).


A ABERTURA DA FLUP 10


A abertura será às 15h, com a mesa “Rimas Transatlânticas, com Boaventura de Sousa Santos e Emicida”. Essa atividade será online e para acompanhar você pode acessar direto o YouTube ou o Facebook da FLUP10. Para ter acesso a todas as mesas basta inscrever no nosso link Flup. net. br/landing e garantir seu acesso que vale para a nossa #MaratonaFlup, que dura 10 dias e neste período poderão ser acessados todos os painéis, tanto dos Diálogos Transatlânticos, como do Palavra Falada.


Ainda hoje, no online, às 17h ocorre o Slam Coalkan, o primeiro slam indígena do mundo. Para acessar, basta ir ao nosso YouTube - https://youtube.com/c/FLUPRJ ou Facebook da FLUP - https://www.facebook.com/FlupRJ .



PRESENCIAL NO ESPAÇO JARDIM DA BABILÔNIA




Minha família batizou nossa casa aqui na Babilônia com diversos apelidos, Caxanga, Jardim, Varanda, Galpão, Espaço... Tudo ligado à Cultura. Aqui funciona também o projeto FAVELA ORGÂNICA criado e coordenado pela Regina Tchelly, sem a qual eu não daria conta de manter o Jardim em atividade. Desde o início da pandemia a Regina liderou centenas de ações solidárias e ajudou milhares de pessoas. Às vezes parece coisa de louco manter um centro cultural aberto. Hoje um é daqueles dias em sentirmos certeza de que "esperançar" é preciso.


Neste dia tão especial para morarodores e visitantes, às 19h, na Caxanga Jardim da Babilônia, será realizado o SARAU DAS COROLINAS, mais uma vez, receberemos uma atividade da FLUP. O Espaço Jardim da Babilônia, juntamente com o projeto Favela Orgânica, tem a honra de fazer parte dessa construção, em sua décima edição. Viva a FLUP 10! Viva o Livro e Leitura! Parabéns galera! Viva Carolina de Jesus!


RESUMO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS DESSE SÁBADO (30)


Neste sábado às 19h teremos a OCUPAÇÃO POÉTICA no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro, com Videomapping projetando nas paredes e fachadas da favela rostos e bocas, máscaras n95 e máscaras da Anastácia, lembranças de todas as vítimas da Covid-19, ao som da voz de Maria Bethânia recitando letras do eterno Aldir Blanc.


Simultaneamente, às 19h, vamos reunir diferentes atrações da favela, em vários pontos, marcando o reencontro da poesia com as ruas, com Slam das Minas - RJ, Sarau do Escritório, Matheusarau, Pelada Poética, Sarau das Carolinas e o lançamento do livro “Canções para depois do ódio”.


Obs: para esta data, não é necessário inscrição para acompanhar os eventos, que são abertos ao público e gratuitos, respeitando o distanciamento, sendo obrigatório o uso de máscaras.



50 visualizações