Natal e solidariedade em Favelas do Rio de Janeiro

Voz das Comunidades promove campanha de arrecadação de alimentos no natal


Com a chegada do mês de dezembro e a proximidade do natal, projetos sociais já se organizam para realizar ações voltadas para famílias das favelas do Rio de Janeiro. O Voz das Comunidades criou a campanha “Por um natal Melhor”, com o objetivo de oferecer um natal mais digno a famílias que estão passando fome nas favelas. A meta do projeto é distribuir 15 mil toneladas de alimentos.



2021 está sendo um ano marcado por diversas operações policias em favelas da cidade do Rio de Janeiro, e até mesmo por uma chacina realizada na Comunidade do Jacarezinho, onde a polícia matou cerca de 29 pessoas. Em novembro, ocorreu também a chacina no Complexo do Salgueiro, localizado em São Gonçalo, totalizando 10 mortes. De acordo com o “Grita baixada”, 2 crianças são mortas diariamente pela polícia. Além disso, foi mais um ano em que as comunidades tiveram que lidar com os impactos da pandemia, como: desemprego, fome e falta de oportunidades. Entre 2018 a 2020, a fome atingiu cerca de 7,5 bilhões de brasileiros. E a falta de renda atinge 14 milhões de desempregados.


Já na vila Kennedy, zona oeste da cidade, o papai noel vai chegar de helicóptero, neste sábado (11), na vila olímpica Jornalista Ary de Carvalho, às 11H. Ação tem foco nas crianças da comunidade e visa trazer mais alegria para o local, que já é muito marcado pela violência.

Organizado pela coordenação da Vila Olímpica, em parceria com o instituto Angeluz, o evento conta também com distribuição de doces, salgados e brindes para as crianças. “A importância de estar realizando essa ação é poder proporcionar algo mágico para todas as crianças do nosso território. Além disso, diminuir um pouco o impacto causado por toda devastação que a pandemia gerou em nossa favela. Essa ação tem uma importância ímpar, pois existem milhares de crianças que não tem oportunidade de ter um Natal adequado, ou até mesmo um momento de felicidade”, afirma Leandro Marquês, responsável pela criação do projeto, em entrevista ao Voz das Comunidades.

Você pode participar da campanha “Por um Natal Melhor”, doando qualquer valor através do Pix: CNPJ 21.317.767/0001-19 ou pelo PicPay @vozdacomunidade