Narrativas Negras - Literatura Infantil Antirracista

Por Álvaro Maciel


Clique aqui para o assistir o programa: https://www.youtube.com/watch?v=_8-5X268mng

Arte: Maysa Glória


Nesse encontro do Arte Contempolítica vamos conversar sobre a importância das histórias de protagonismo negro para a infância e juventude. A literatura tem muito a contribuir para a construção da identidade e, no caso das crianças negras, é fundamental que haja cada vez mais personagens que as representem.


O Brasil viveu por muitos séculos sob forte influenciada dos padrões coloniais. O euro-centrismo ainda é uma realidade na sociedade brasileira, seja na TV, nos jornais, no cinema ou nas artes, em geral. Graças aos movimentos negros, que lutam contra o preconceito racial e pela promoção da igualdade, estamos vivenciando uma crescente ampliação dos espaços de representação imagética, onde se inclui a literatura infantil antirracista.

São histórias infantis afro-centradas, com personagens negras, que dialogam com diferentes territórios e narrativas, através de uma variedade de estilo, estética e poética; própria de intelectuais negras e negros que direta, ou indiretamente, abordam as questões raciais.


A literatura infantil antirracista precisa ser difundida, apoiada e valorizada. Através dela poderemos fortalecer esse movimento literário que visa despertar, ou construir, um imaginário no qual a diversidade racial esteja lado a lado com a diversidade cultural, através de imagens e textos.


Serviço:


Programa Artecontempolítica

Data e horário: 05/08 – às 21h

Tema:

Narrativas Negras - Literatura Infantil Antirracista

Link para assistir o programa:

https://www.youtube.com/watch?v=_8-5X268mng

Apresentação:

Rumba Gabriel e Álvaro Maciel

Convidades:

Magna Domingues

Marcos Cajé

Taís Espírito Santo


Agradecimentos:

Maysa Glória - Produção Técnica e Arte

Eduardo Lurnel - Articulação e planejamento



Saiba mais sobre as participantes dessa conversa



Magna Domingues


É escritora, contadora de h