Mutirão de higienização no Vidigal

Atualizado: 21 de Abr de 2020



O Vidigal está convocando os moradores para o mutirão de higienização das ruas como uma das medidas de combate ao coronavírus. Organizado por lideranças e instituições locais que vêm se unindo na elaboração e execução de estratégias de enfrentamento da pandemia, a ação coletiva pretende que cada morador lave a porta de sua casa.

A medida remete a uma prática muito comum na favela na década de 1980, quando os moradores se uniam para construir prédio públicos, canalizar o esgoto, concretar as ruas e levantar as casas. A favela se construiu através de ações coletivas, dentro da filosofia africana do ubuntu. Ainda que os moradores não a conheçam, o princípio do bem comum, a compreensão de que "todos juntos somos um" é vivenciada na favela como estratégia de sobrevivência.

Diante da situação epidêmica pela qual o mundo passa, recuperar esse espírito coletivo é a medida mais eficaz. Pensando nisso, o mutirão "Brilha Vidigal" pretende envolver toda a favela. A partir das 10:00 horas, do dia 26 de abril, domingo, iniciando da parte mais elevada até o pé do morro, cada morador, munido de água, sabão e vassoura, lavará a frente de sua casa.

Algumas ruas do morro já iniciaram a lavagem. Hoje a área conhecida como Pedrinha teve algumas vielas lavadas. Porém, não adianta lavar apenas uma parte da favela; com a circulação de pessoas em vias ainda não higienizadas, o vírus também circulará. Daí a importância da ação conjunta que vem sendo orquestrada.

Foto: Bárbara Nascimento

79 visualizações