Menina de 12 anos treina na laje e realiza sonho de ser ginasta

Esta semana, um vídeo de uma menina treinando ginástica na laje, no morro do Borel, viralizou nas redes sociais, e rapidamente tomou grande proporção. Quem aparece no vídeo treinando em uma estrutura improvisada, é Ana Luísa, de apenas 12 anos. Com isso, ela recebeu uma bolsa de estudos de um colégio da região e o convite de realizar um teste no Clube de Regatas do Flamengo, referência no esporte. Além disso, ela também recebeu o convite para treinar e utilizar da estrutura do Tijuca Tênis Clube, localizado na zona norte do Rio de janeiro, bem próximo ao local onde mora.



Com tamanha proporção que o vídeo chegou, o secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, reconheceu a falta de oportunidade a pessoas das favelas e periferias do país, e prometeu planejar uma melhoria nesta questão, construindo espaços com equipamentos adequados.

O vídeo retrata uma realidade vivida por milhares de crianças e jovens que moram nas favelas e não tem acesso ao esporte, cultura e lazer. Fica claro as desigualdades sociais. Uma menina que sonha em viver do esporte, treina debaixo de sol e improvisa na trave. “Eu comecei a procurar vídeos no youtube para aprender os movimentos que podia fazer”, contou em entrevista ao G1.


Conheça Ana Luísa

Aos 12 anos, a menina já conquistou medalhas de ouro na trave e bronze no solo, onde disputava pelo Fluminense. Ela começou a praticar o esporte apenas vendo vídeos na internet. Mas por conta da sua idade considerada avançada para a ginastica artística, precisou deixar o clube. Também por conta da idade, não conseguiu ingressar no Flamengo neste mesmo ano.

Hoje, Ana Luísa treina com bolsa no Centro de Treinamento SEF, porém é bem distante da sua casa, pois o clube fica localizado na Vila Valqueire, e assim precisa pegar 6 ônibus para conseguir treinar.

Após o vídeo, a pequena ginasta já bateu mais de 40 mil seguidores no Instagram e já deu entrevista para as principais emissoras do país.


Fonte: Lance.com e Portal de Notícias G1

36 visualizações