Lula vai a Baixada e às favelas do Rio

Depois de arrastar multidões durante caminhadas e comícios realizados em São Bernardo do Campo (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Belo Horizonte, neste segundo turno das eleições, Lula continua sua campanha de rua no Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira (11), Lula vai ao município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, participar de ato a partir das 19h, ao lado do prefeito Waguinho, presidente do União Brasil no Rio de Janeiro. Amanhã, dia 12, Dia das Crianças, de Cosme e Damião e da Padroeira do Brasil, o candidato a Presidente da República pela aliança democrática, Luiz Inácio LULA da Silva, faz uma caminhada pelas ruas do Complexo do Alemão, na Zona da Leopoldina, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O ex-presidente Lula disse que o objetivo das visitas é conversar com o povo do Rio de Janeiro e mostrar que ele está disposto a ajudar, mais uma vez, o estado, tão importante para o Brasil, a retomar seu desenvolvimento. Na entrevista que Lula deu à Super Rádio Tupi, na manhã desta segunda-feira (10), disse algumas das obras e investimentos que os governos do PT fizeram no Rio de Janeiro. Lula disse: “Você sabe o que aconteceu no Rio de Janeiro quando eu era presidente. Descobrimos o pré-sal, recuperamos a indústria de óleo e gás, recuperamos a indústria naval, fizemos o maior investimento de obras públicas que já aconteceu. E nós vamos voltar a fazer o Rio de Janeiro crescer. Crescer economicamente, gerar empregos, gerar riqueza para distribuir para o povo porque é isso que conta”, falou Lula num tom de certeza de que a região poderá voltar a ter, recursos para melhorar a qualidade de vida da população.

Em mais nova pesquisa nacional de intenção de voto para o segundo turno, feita pelo IPEC (ex-Ibope), o candidato Lula abriu mais um pouco a vantagem sobre o candidato Jair Messias, do PL. Nesta mais recente pesquisa, Lula tem 55% contra 45% de Bolsonaro, numa vantagem de 10 pontos percentuais a mais.
Lula em BH - foto de Ricardo Stuckert

Assim que chegar ao Complexo do Alemão, Lula será recebido na sede do Voz das Comunidades, mídia parceira do Portal Favelas, que fica na parte interna da comunidade. Lá ele fará o encontro com as lideranças comunitárias e depois seguirá para a Estrada do Itararé, próximo ao Colégio Tim Lopes, onde iniciará uma caminhada pela rua. Ele passará pela creche que leva o nome de sua mãe, Dona Lindu, e por áreas que sofreram intervenção do PAC. O encerramento será no Largo do Itararé, onde o candidato subirá em um trio elétrico e fará um discurso para a população.

Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, e um dos responsáveis pelo encontro, comenta. “A expectativa para essa visita é muito grande. Principalmente por ser um lugar que ele foi muitas vezes. Ele foi lá para lançar o PAC e para acompanhou as obras. Quando os testes do teleférico começaram, ele também estava junto. Construir essa agenda e tudo isso que a gente fazer no Complexo do Alemão tem um simbolismo muito grande para as favelas do Rio de Janeiro.”

Participarão do encontro e da caminhada com Lula no Alemão, líderes de 11 comunidades: complexos do Chapadão, da Maré, da Penha, do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus, Rocinha, Barbante, Dendê, Favela da Linha e Dick. Em algumas delas, como no Alemão (108.769 votos a 93.513) e na Rocinha (42.960 a 22.559), o petista obteve vantagem no primeiro turno, enquanto em outras, como Dendê (37.933 a 31.225), a diferença para Bolsonaro foi muito pequena.

AGENDA LULA NO RIO DE JANEIRO – 11 e 12 de outubro

Brasil da Esperança com Lula e Waguinho

Data: 11 de outubro, terça-feira Hora: 19h Local: Campo de futebol do Clube Heliópolis, na Rua Londres, 345, Belford Roxo (RJ) Credenciamento para a imprensa: neste link até as 18h de 10 de outubro Entrega de credenciais para a imprensa: no local, a partir das 17h

Caminhada com Lula no Alemão

Data: 12 de outubro, quarta-feira Hora: 10h Local: Estrada do Itararé, 679, Rio de Janeiro (RJ) Credenciamento da imprensa: neste link até as 18h de 11 de outubro Atendimento à imprensa: entrega de credenciais a partir das 8h e entrevista às 9h30, na Casa da Voz – Rua Engenheiro Manoel Segurado, 228 – Bonsucesso, Rio de Janeiro.


(Texto retirado de matérias no Voz da Comunidade, O Globo e UOL)

38 visualizações