Leonardo Boff fala ao Portal Favelas e pede voto para Lula

Atualizado: 26 de out.

O Portal Favelas visitou nesta terça-feira o teólogo católico, Leonardo Boff, exemplo de um cristão engajado na luta em defesa das populações pobres e de periferia e um fervoroso defensor da vida e do meio ambiente. Leonardo Boff é um dos principais idealizadores da Teologia da Libertação, um movimento que surgiu dentro da Igreja Católica na década de 1960 e que, por meio de uma análise crítica da realidade social, buscou auxiliar a população pobre e oprimida na luta por direitos. Leonardo Boff reafirmou sua esperança de um país novo com a vitória de Lula no domingo, dia 30.

Muito presente nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica nas décadas de 60 e 70, a Teologia da Libertação foi elaborada a partir das reflexões sobre a vida dos pobres por grandes nomes da teologia latino-americana como Gustavo Gutiérrez, Juan Luiz Segundo, Jon Sobrino, dentre outros. Respeitado em todo o mundo, Leonardo Boff pediu licença dos votos de frade franciscano e passou a viver uma vida de teólogo leigo, após uma polêmica com o cardeal Ratzinger, quando o Vaticano resolveu questionar os conceitos da nova teologia da América Latina.

Amigo do Papa Francisco, por quem já foi citado por diversas vezes, Leonardo Boff continua escrevendo livros, que são distribuídos pelo mundo todo. Ardoroso defensor da vida, dos direitos humanos e do meio ambiente, Leonardo Boff considera a candidatura de Lula a presidente da República a única capaz de poder trazer a paz e a democracia plena ao povo brasileiro. O teólogo gravou, com exclusividade para o Portal Favelas, uma chamada para a população de favela e periferia comparecer neste domingo e votar no candidato Lula como a única opção capaz de restaurar a democracia plena no Brasil.



38 visualizações