II Jornada Científica Favelades Universitáries terá 5 dias de atividades

A II Edição da Jornada Científica Favelades Universitáries, acontece entre os dias 13 à 17 de setembro em um formato híbrido, e é uma iniciativa que busca promover a divulgação sócio-técnico-científica-cultural de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidas por moradores e ex-moradores, estudantes universitários e lideranças sociais das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro.

A II Jornada é promovida pelo Fórum Favela Universidade, em parceria com instituições educativas e culturais como: Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Museu da Maré e RedeCCAP – Casa Viva, etc.

Neste ano, com a flexibilização das medidas de restrição sanitárias relativas à COVID a jornada acontecerá em formato híbrido, ou seja, algumas atividades serão presenciais com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Fórum Favela Universidade e outras continuarão totalmente virtuais. Para participar basta se inscrever através do link (https://www.even3.com.br/participante/sessions/)

O tema para este ano é “Independências, Descolonização e Territórios”, o qual visa debater sobre a descolonização e independências em territórios de favela e periféricos. Por ser um ano de eleições presidenciais, o evento pretende debater também os processos de independência pelos quais o Brasil passou e passa até os dias de hoje.

A programação engloba simpósios temáticos, mesas redondas, apresentações culturais, minicursos e oficinas, todos gratuitos e abertos ao público.



Veja a programação completa:

Dia 13/09

10H - Mesa de abertura (online e presencial)

10H45 às 12H15 - Conferência de Abertura (online e presencial)

18H às 19H - Roda de Conversa: Racismo e suas vertentes (online)

19H às 20H - Atividade Cultural (online)


Dia 14/09 (totalmente online)

10h45 às 12h15 - Mesa Redonda: Produção, manutenção e circulação de conhecimentos das favelas

18H às 19h- Roda de Conversa - Trabalho e Universidade - Desafios da permanência e inserção

19H às 20H - Apresentação Cultural


Dia 15/09 (totalmente online)

10h45 às 12H15 - Mesa Redonda: Como podemos articular o racismo estrutural e ambiental aos impactos da mudança climática?

18H às 19H - Roda de Conversa - Até quando poderemos sonhar?

19h às 20H - Apresentação Cultural


Dia 16/09 (totalmente online)

10H45 às 12H15 - Mesa Redonda: A Comunicação como ferramenta de transformação: Importância da comunicação popular dentro das favelas

18H às 19H - Roda de Conversa- Luta Antimanicomial

19H às 20H - Atividade Cultural


Dia 17/09


10H às 12H - Mesa Redonda: Educação Popular e a luta por acesso e transformação da universidade. (Presencial e online)

13H às 15H - Conferência de encerramento (Presencial e online)


Fonte: Fórum Favela Universidade

Saiba mais:

https://www.instagram.com/p/CiaFSNkucTm/?igshid=YmMyMTA2M2Y=


24 visualizações