Griotagem realiza sarau vitual

Atualizado: 13 de Ago de 2020


Griotagem: Encontros Poéticos entre Pretas e Pretos


Griotagem: Encontros Poéticos entre Pretas e Pretos é um espaço de compartilhamento de saberes produzidos por negros, no âmbito acadêmico e cultural. Surgido para ser uma agência artística, promove a convivência, o desenvolvimento e a divulgação da produção literária negra. O Denegir (Coletivo de Estudantes Negros e Negras da UERJ), idealizador do encontro poético, o apresenta como: "uma proposta de re-africanização, ampliando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com sua família para ler ou ouvir uma história, um poema, um texto, uma narrativa".


Essa definição está totalmente implicada com o nome que dá origem ao encontro. Griotagem vem do termo africano: griot. Considerados bibliotecas vivas, os griots são responsáveis por guardar, interpretar e transmitir a História de vários povos africanos através da oralidade. São os anciões detentores do saber e da memória de uma determinada comunidade.


A fim de promover mais uma edição e manter o isolamento recomendado para o enfrentamento à pandemia, o próximo Griotagem Encontros Poéticos de Pretos e Pretas será virtual. Anote aí: dia 31/8, às 17 horas, no canal do youtube. Aproveite, se inscreva e ative o sininho.


26 visualizações