Filme conta história da Agência de Favelas

No sábado (08), aconteceu a estreia do filme “Grupo ANF” realizado pela Agência de Notícias de Favela, a primeira nesse segmento. A estreia apresentada pela Silvia Regina, embaixadora da agência, teve transmissão no canal no Youtube.

O filme institucional com produção Granja Audiovisual e realização ANF Produções, conta a história da criação, atuação e serviços prestados pela mídia comunitária. A ANF, ANF produções e o Instituto de Pesquisa – Data ANF, compõem este Grupo, por isso a escolha do nome do filme.



“Há 20 anos nascia a primeira notícias de favela do mundo, a ANF. Foi criada por André Fernandes, em janeiro de 2001. A ONG surgiu para democratizar as informações das periferias do Brasil para o mundo. A agência se tornou referência em comunicação comunitária no país”, conta Silvia Regina, na apresentação do evento.

A ANF está presente em 13 estados em mais de 1150 favelas do Brasil e tem aproximadamente 4500 exibidores. E já gerou cerca de um milhão e meio em renda para moradores de várias favelas do país. A agência tem em seus princípios as boas notícias e conta com mais de 700 colaboradores que escrevem para o portal.

De acordo com a ANF, ela foi criada para atender a demanda da imprensa e da sociedade que precisavam obter informações sobre o que acontecia no contexto das favelas do Rio de Janeiro. A ONG foi reconhecida pela Reuters – Agência de Notícias Britânica, a maior agência internacional de notícias do Mundo, como a primeira Mídia de Notícias de favelas do mundo, e só em 2005 foi instituída uma ONG para levar adiante a luta pela democratização da informação da favela para o mundo, tendo como protagonistas seus próprios moradores.

Além disso, a Agência de Notícias de Favela tem um site, mídias sociais e jornal impresso “A Voz da Favela”, o maior impresso das favelas do país, com uma tiragem de 100 mil exemplares mensais, e são distribuídos no Rio de Janeiro, e na cidade de Salvador – Bahia. É também a única organização da mídia independente no Brasil que tem um Manual de Redação e Estilo.



Assista o filme: https://www.youtube.com/watch?v=rrRKtMdLT3o


Fonte: Agência de Notícias de Favela