Feira Crespa completa seis anos com Live de roda de samba feminina

A Feira Crespa, negócio de impacto social compromissado com a valorização da mulher negra, realiza neste domingo (17/01), uma roda de samba para marcar os 6 anos de história da ação afirmativa e capaz de estimular a economia criativa da periferia do Rio de Janeiro. O evento será transmitido ao vivo pela página no Facebook da iniciativa, às 14h, e contará com apresentações majoritariamente femininas em parceria com o Festival Afro Verão.

A atração artística contará com nomes como Ane Lopes no vocal (FOTO AO LADO), Viviane Araújo no cavaco, Lisa Carvalho no surdo, Mari Braga no violão, Maju Mendes e Fernandinho da Serrinha nos pandeiros, e João da Serrinha no tantã e na direção artística. A transmissão da roda de samba será gravada diretamente da Pavuna, local onde toda a história da Feira começou.

Para a gravação da live, as "rainhas crespas" garantem todo o cuidado com as regras de distanciamento social e outros meios de proteção contra a COVID-19. "Durante o ano de 2020, devido à pandemia do COVID-19, o negócio social foi prejudicado pela necessidade de distanciamento social. Recentemente completamos 6 anos de existência e contava com o planejamento de realizar um grande evento presencial, mas que devido às novas diretrizes, não pôde ser realizado. A solução que a equipe da Rainha Crespa, responsável pelo produto, encontrou, foi se reinventar e trazer para seu público ações online", diz Elaine Rosa, porta-voz da Feira Crespa.

Sobre a Feira Crespa

Nascida na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, em 2014, a Feira Crespa é uma ação afirmativa que tem como mote principal a valorização da mulher negra. A Feira traz três eixos principais que conversam entre si: o econômico, o social e o cultural, expressados através do empreendedorismo, da arte e do debate.

Ao longo desses anos já foram realizadas 26 edições com o objetivo de fortalecer afro-empreendedoras(es) e aumentar o repertório dos participantes sobre a cultura afro-brasileira e sua história, realizando trocas de produtos e serviços mas também de "mercadorias" subjetivas, como o afeto, a cultura e a ancestralidade.

Em Dezembro de 2020, a Feira foi premiada através do edital "Ações Locais" (lei Aldir Blanc), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o que possibilitou a realização de uma programação para os 6 anos, com fomento e economia criativa. Duas lives com empreendedoras(es) da rede falando sobre seus negócios e sua relação com a Feira, e uma live com a empresária Jaciana Melquiades sobre pandemia, maternidade e paternidade preta e relacionamento afrocentrado foram feitas.

Serviço: Roda de samba Afro Verão em comemoração aos 6 anos da Feira Crespa

Data e horário: Domingo, 17/01/2021, às 14h

Duração : 1 hora

Onde: Ao vivo pela página no Facebook "Rainha Crespa"

Apresentação: DJ Rainha Crespa

Parcerias: Lil Produtora; Parada do Latão; Léo Dreadmaker; Ela Quituteira


Mais informações:

Facebook: www.facebook.com/rainhacrespaoficial

Instagram: www.instagram.com/feiracrespaoficial

8 visualizações