Fala Roça vai mapear a cultura na Rocinha

Quantos projetos sociais existem em sua favela, bairro ou cidade? para ajudar nesta resposta Michel Silva, editor do jornal Fala Roça vai fazer o mapeamento das iniciativas culturais que existe na rocinha. segundo ele “A ideia é mapear o cenário cultural da Rocinha pós-pandemia, produzindo um recorte cultural das iniciativas”


Mas esta não é a primeira vez que ele faz isso. Em 2016 ele fez uma pesquisa, mas hoje ele percebeu que não era um levantamento cultural, mas um levantamento de jornalismo como ele ressalta: “Em 2016, o que fizemos foi um levantamento jornalístico. Eu não tinha clareza do que era cultura e estava sozinho com toda a pesquisa. Então, além de iniciativas de esporte e ações culturais, também inclui manifestações religiosas. Não tínhamos uma metodologia ou definição que mostrasse o que era a cultura” - disse Michel.


Hoje com ajuda de Ricardo Fernandes, criador da Cidade de Deus e diretor do Instituto Arteiros, fizeram uma oficina para capacitar 3 agentes culturais que circularão toda a Rocinha para mapear a cultura local e assim colocá-la no mapa da cidade.


Segundo o trecho retirado da matéria do jornal Fala Roça:


“A proposta do novo mapeamento da cultura da Rocinha é justamente levar informação para os moradores sobre o cenário cultural existente no morro, mas também colocar as ações culturais no mapa da cidade do Rio para dentro e fora da internet. O projeto vai atualizar o Mapa Cultural da Rocinha elaborado em 2016.”


Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Michel acredita que houve evolução da percepção do que é favela, e sobre o que é a expressão da cultura no Rio de Janeiro.


Michel Silva é cofundador e editor-chefe do Fala Roça. Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, é cria da Rocinha e adora circular pelas favelas da cidade para fazer redes e adquirir conhecimentos e experiências. Passou pelo Instituto Moreira Salles, Record TV Rio, The Guardian, Datalabe e ajudou a fundar o Favela em Pauta. Hoje é pós-graduando em Jornalismo Investigativo pelo IDP.

11 visualizações