• Redação

DITADURA NUNCA MAIS!

Memória, verdade, justiça e reparação! Autoritarismo nunca mais!


A luta pela liberdade, pela democracia e pela justiça social não começou hoje na história brasileira. Em muitos momentos de nossa história tivemos esse embate entre os que lutam por mais direitos e mais democracia, e os que são os arautos do obscurantismo e do atraso. Ontem, como hoje, soubemos travar esse bom combate. Tomemos como exemplo um dos períodos mais tenebrosos da nossa história: a ditadura civil-militar que assolou nosso País de 1964 a 1985. Começou com um golpe militar que destituiu do poder o Presidente João Goulart, legitimamente eleito pelo voto direto da maioria dos brasileiros. Impôs ao nosso povo um regime autoritário baseado na repressão, no medo, na intimidação, no ataque às liberdades democráticas, no terror e no ódio.


Um regime que se baseou nas mentiras de viera para combater o comunismo e a corrupção. Sindicatos sofreram intervenção, partidos políticos foram fechados, manifestações de rua foram reprimidas, milhares de brasileiros foram perseguidos, seguidos, assediados e vigiados, outros tantos foram presos e torturados, muitos tiveram que se exilar, lideranças políticas foram jogadas na clandestinidade, e centenas perderam suas vidas nos porões da ditadura. Órgãos de imprensa foram censurados cotidianamente, assim como manifestações artísticas e culturais. E os ‘esquadrões da morte’ se fortalecendo, como uma primeira experiência de milícias privadas. Obviamente, estas verdades eram escondidas do povo, o regime mentia, manipulava a informação, vendia a imagem de um país ‘de grande futuro’. Esse período triste e sombrio da nossa história só terminou depois de muita luta e resistência do nosso povo.


Hoje também vivemos um outro período de grande retrocesso civilizatório em nossa Pátria. O atual Governo é fruto da continuação de outro golpe, que depôs outra Presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff, em 2016. As elites econômicas se articularam com a mídia privada, os políticos conservadores e fisiológicos, e boa parte do Judiciário, não só para dar o golpe de 2016, mas para garantir sua continuidade, manipulando a DITADURA, NUNCA MAIS! MEMÓRIA, VERDADE, JUSTIÇA E REPARAÇÃO! AUTORITARISMO, NUNCA MAIS! informação e as instituições, pra criminalizar a esquerda, perseguir e prender Lula, e garantir a eleição de Bolsonaro em 2018.


O resultado, todo o povo brasileiro está descobrindo, com muita dor e sofrimento. Um governo que só defende os interesses das elites, que estimula as queimadas e o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, que ataca os direitos dos trabalhadores e do povo, que nega a Ciência e a Cultura, que se apoia numa cultura do ódio, da violência, da intolerância e da exclusão e que arma cada vez mais as milícias privadas. Um governo cada vez mais ‘militarizado’ (milhares de militares ocupando cargos no governo), com elogios à ditadura e a torturadores, com destruição da nossa soberania nacional, com ataques diretos e indiretos às instituições democráticas, com incentivos ao fechamento do STF e do Congresso, censura e perseguição a jornalistas, artistas e órgãos da imprensa, negacionismo e terraplanismo pra dar e vender, prisões arbitrárias de opositores do regime e ativistas das lutas sociais, discursos de perseguição a negros, mulheres, indígenas, população lgbti +, com descontrole da inflação e aumento geral do desemprego e da miséria.


Mas, o aspecto mais nefasto desse governo é sua necropolítica genocida na total ausência de combate à pandemia. Descrédito da pandemia (‘é uma gripezinha’), deboche das mortes e do perigo da contaminação, incentivo ao contágio, defesa de remédios ineficazes ao Covid19, ausência de iniciativa na compra de vacinas, total desprezo pelo SUS, péssimos exemplos de posturas públicas (não uso de máscaras, incentivos à aglomeração), insensibilidade diante de mais de 300 mil perdas de vidas humanas do nosso povo. E auxílio emergencial ridículo e insuficiente para enfrentar as dificuldades impostas pela pandemia. O povo não aguenta mais! Hoje, como ontem, o povo reage, nas redes, nas ruas, nas instituições! Basta de Genocídio! DITADURA, NUNCA!


  • REINTERPRETA JÁ, STF!

  • VACINAS JÁ, PRA TODOS E TODAS!

  • AUXÍLIO DE 600,00 ATÉ O FINAL DA PANDEMIA!

  • FORA BOLSONARO!



10 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter