Da Rocinha para o Mundo

A TV Portal Favelas realizou nesta sexta-feira, 22, mais uma cobertura externa ao vivo. Dessa vez nossa equipe composta por Álvaro Maciel, Barbara Nascimento, Ninho Vidigal e Patrícia Félix, estiveram no primeiro dia da mostra de cinema Projeta Rocinha, onde fizeram diversas entrevistas e imagens aos pés do Morro Dois Irmãos, pelo lado da favela da Rocinha, em São Conrado. A Rocinha fica na zona sul do Rio de Janeiro, famosa pelo número de habitantes, aproximadamente 80 e 170 mil, é a maior favela do Brasil. As maiores favelas do mundo estão nas Filipinas, Haiti e Egito; entretanto, a Rocinha se destaca pela grandeza do talento de sua gente, protagonista de uma produção cultural plural e gigantesca.


O evento continuará hoje e vai até amanhã, o domingo (24), sempre às 19h. O idealizador do Projeta Rocinha é o compositor e produtor cultural, Maurício Soca, que mora e atua na favela. Em entrevista com a equipe da TV Portal Favelas, Soca revelou que a intenção do Projeta Rocinha é mostrar a força da cultural local e chamar atenção de possíveis parceiros para ajudarem na reabertura da Casa de Cultura da Rocinha, espaço de formação artística da comunidade, que por falta de recursos, esteve fechado por muitos anos. Soca da Rocinha faz questão de dizer que a todo planejamento e produção do Projeta Rocinha contou com participação de artistas e moradores da comunidade.


Barbara Nascimento, Ninho Vidigal e Patrícia Felix, em suas entrevistas puderam testemunhar o entusiasmo dos moradores da Rocinha orgulhosos diante da imensa tela de cinema armada na famosa pedra do bairro. Até domingo estima-se uma plateia de 100 mil pessoas que assistirá longas, curtas, clipes, mensagens e intervenções poéticas e mensagens dos moradores. No telão serão exibidas, evidentemente, as orientações de saúde pública relacionadas à prevenção da covid-19. O som, além do streaming, via internet, contou também com a transmissão rádio comunitária local. FM - 106 5.


Participe do Projeta Rocinha pela TV Portal Favelas! Acompanhe nossa cobertura.

24 visualizações