Conheça um pouco de quem faz pela sua comunidade

O SAAF é um projeto social localizado na comunidade da Vila Kennedy (Zona Oestedo RJ), criado por um grupo de pessoas daquele bairro e coordenado por um coletivo de moradores. Inicialmente, eram poucas pessoas, tendo a frente Tainara Abreu e Júlia Dias mas, em pouco tempo já era um grupo bem expressivo.

Curiosamente, o SAAF é uma sigla que não tem tradução, apenas muita garra e dedicação de seus integrantes. O coletivo promove aulas de reforço para crianças com até 14 anos de idade além de oficinas e passeios culturais para seus alunos. Ele surgiu em 2013 e no início estava restrito a ações sociais como cinema de rua e outras atividades.



Este coletivo SAAF não ficou somente a algumas ações sociais. A partir de 2018, ampliou para a eventos semanais com crianças de até 14 anos, com intuito de compartilhar e trocar educação e cultura, com aulas de reforço e oficinas para ajudar o desenvolvimento escolar do ensino médio. Em 2020 o coletivo fez inscrições de responsáveis e famílias para o ENCCEJA e custearam passagem e alimentação para que pudessem realizar a prova.

Há também oficinas com convidados, as últimas foram realizadas em 5 sábados, de setembro a outubro, intitulada “SOMOS RAÍZES” onde compartilharam e trocaram com as crianças conhecimentos a partir de contação de história sobre quilombos, oficina de percussão e a presença de um indígena para partilhar sua vivência em contexto urbano, todas as atividades foram direcionadas para cultura afro-brasileira e indígena.

Thamara Abreu que é coordenadora pedagógica conta sobre os impactos da pandemia para o projeto, "com a impossibilidade de estarmos presencialmente com as crianças ,os responsáveis delas passaram a nos procurar buscando ajuda ,em busca de alimentos e produtos de higiene pessoal. A partir dessa demanda precisamos fazer um mapeamento das famílias que tiveram essas necessidades. Conseguimos arrecadação de dinheiro para suprir a demanda alimentícia comprando cesta básica e nos colocando de frente ao combate ao COVID19", ressalta a coordenadora.

Para mais informações sobre o Projeto SAAF acompanhem no Instagram

https://instagram.com/projetosaaf?utm_medium=copy_link

28 visualizações