Comunidades celebram o Dia da Favela

Dia 04 de novembro é celebrado o dia da favela, a data foi escolhida pois foi neste dia que a expressão “favela” apareceu pela primeira vez em um documento oficial. Mais de 20 comunidades da cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Região Serrana comemoram com atividades culturais.

Hoje (04), a partir das 11 da manhã, o viaduto de Madureira, localizado na zona norte da cidade, recebe a apresentação de oficinas da Central Única das Favelas – CUFA, como a capoeira, percussão, dança, além de corte e costura. A atividade engloba também pula pula para as crianças.

A diretora da CUFA, Elaine Caccavo, falou com o Jornal o Globo sobre a importância de comemorar a data “É um dia que marca e que nos organizamos para mostrar a potência que o nosso território e a nossa gente possuem. Vamos encabeçar várias ações culturais, esportivas e voltadas para o empreendedorismo em várias favelas de todo o nosso estado”, conta.

No Cajueiro, também em Madureira, haverá roda de leituras para as crianças, recreação com voluntários da faculdade de pediatria da UFRJ, gincana, distribuição de brinquedos e roupas para as crianças, além de lanches e refrigerantes.

Já na favela do Jacarezinho, a ação ficou por conta do Governo do Estado, pela manhã, a Secretaria de Ação Comunitária e Juventude – SEACJ, homenageou personalidades de favelas, entre eles estão: William Reis, coordenador do AfroReggae; Rene Silva, criador do jornal Voz das Comunidades; e a ativista do Complexo do Alemão, Camila Moradia, fundadora do coletivo Mulheres em Ação no Alemão. Ainda durante as comemorações no Jacarezinho, será exibido o documentário “De fazenda para bairro: Jacarezinho e sua história”, sobre a histórica da comunidade.

No complexo da Maré, acontecerá a exibição do filme “Marte Um”, produção indicada pelo Brasil para concorrer ao Oscar 2023. A exibição será no Museu da Maré, a partir das 18h, com distribuição gratuita de 200 ingressos, sendo 100 virtualmente por meio do link: https://linktr.ee/semanadeartefavelada e 100 presencialmente no local da exibição.


Confira a programação completa:

Jacarezinho

Endereço: CRJ Jacarezinho. Av. Dom Hélder Câmara, 1184.

09h - Início do Stand Mais Leitura

09h45h - Chegada do secretário Gelby Justo e visita nos espaços do NAC, do Envelhecimento Saudável e Sala de Leitura. Bateria do AfroReggae recepciona o secretário.

10h - Descerramento da placa da sala do projeto CRIA RJ e visita na oficina realizada. Início das atividades recreativas lúdicas e distribuição de livros


12h - Término das atividades recreativas lúdicas e distribuição de livros

12h30 - Apresentação Cultural do Projeto CRIA RJ no pátio

18h30 - Cine Jacarezinho: Operação Big Hero

20h30 - Cine Jacarezinho: Operação Big Hero


Manguinhos

8h às 11h /14h às 17h Campeonato de futebol, caminhadas com terceira idade, palestra, roda de conversa para falar sobre saúde, educação e qualificação profissional.

Vila Aliança

Local: campo da favela, Rua Bartolomeu de Jesus – Bangu

Horário: 17:00

Ação: festival de futebol

Cajueiro

Local: Avenida Edgard Romero, 578 Madureira

Horário: 15:00

Ação: roda de leituras para as crianças, recreação com voluntários da Faculdade de Pediatria da UFRJ, gincana, distribuição de brinquedos e roupas para as crianças, lanches e refrigerantes.

Jardim Primavera

Local: Rua Pernambuco, nº 250 – Duque de Caxias

Horário: 15h

Ação: culto com a presença de cantora gospel mirim e conversas com as mães da favela sobre inclusão com Mães do Trabalho Voluntário Meu Mundo Especial.

29 visualizações