COMPANHEIRO ALEXANDRE TEIXEIRA, PRESENTE!

Muitos companheiros/as militantes de nossas lutas e ativistas de nossos coletivos e movimentos são importantes e queridos por todos nós. Mas alguns são imprescindíveis, como diria o dramaturgo alemão Bertold Brecht. Hoje perdemos o companheiro Alexandre Teixeira, o Alexandre do Lula Gigante. Alexandre era desses companheiros imprescindíveis. Vai deixar saudades!

Poucos conhecem a trajetória de militante e ativista do companheiro Alexandre. Eu mesmo só o conheci mais de perto nos últimos 20 anos. Nos cruzamos inicialmente nas lutas pela democratização da comunicação, nas reuniões e atividades do FNDC e da FaleRio. Ele já era um ativista bem atuante da luta dos blogueiros progressistas, militante e fundador do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Com seu blog e tv web, a TV Cidadania, foi um dos primeiros a fazer entrevistas ao vivo e colocar no ar, numa época em que poucos sabiam fazer ‘lives’. Em 2013 criou um verdadeiro rebu ao denunciar corajosamente o envolvimento da TV Globo num esquema de corrupção envolvendo os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2010 e de uma fraude de sonegação fiscal, um verdadeiro ‘mensalão da TV Globo’, que a mídia privada e comercial teimava em esconder.


Junto com outros companheiros de perfil progressista ajudamos a criar o movimento Torcedores e Torcedoras pela Democracia. Rubro-negro fanático, membro da torcida Esquerda Rubro-Negra, Alexandre participou de inúmeras atividades desse movimento, na porta dos grandes estádios de futebol do Rio, em praças, clubes, arquibancadas e espaços públicos, debatendo temas polêmicos como a criminalização das torcidas organizadas, a elitização do acesso aos estádios, o alto preço dos ingressos, o preconceito contra as torcedoras mulheres, ou o racismo no futebol, dentro e fora das quatro linhas, o fim da ‘geral’ no Maracanã, a repressão contra as manifestações políticas nos estádios, o livre direito de torcer.

Mas, certamente a marca principal do nosso querido Alexandre veio à tona com a brilhante iniciativa de criar e colocar de pé o famoso ‘Lula Gigante’, desde os atos e manifestações que antecederam o golpe contra a ex Presidente Dilma Rousseff e a Democracia, todas as campanhas pelo ‘Fora Temer’, pelo ‘Lula Livre’, pelo ‘Fora Bolsonaro – Vacina no Braço e Comida no Prato’, e agora na pré campanha de ‘Lula Presidente’. Aonde quer que o povo se juntasse pra lutar e protestar, lá estava nosso Alexandre, com seu ‘Lula Gigante’, lutando pra coloca-lo de pé, com sol ou com chuva. Além de outras iniciativas criativas, como a do ‘Bicuda no Bozó’, quando os cidadãos mais indignados tinham a oportunidade de dar um bom pontapé no boneco do inominável.

Assim era o companheiro Alexandre. Sempre com muita energia e garra sobrando, criatividade e ousadia, simpatia e capacidade de comunicação, solidário e generoso, prestativo e parceiro de todas as horas e de todas as lutas. Vai fazer falta. Mas vamos nos mirar no seu exemplo e redobrar nosso compromisso com as lutas do nosso povo, como ele gostaríamos que fizéssemos. Nenhum minuto de silêncio, toda uma vida de lutas! Companheiro Alexandre Teixeira, Presente!



Alexandre Teixeira e Lula

31 visualizações