Bolsonaro é o candidato mais rejeitado nas favelas, diz pesquisa.

A pesquisa realizada pelo Instituto 'Favela Diz', tem registro no TSE e ouviu 2 mil pessoas em comunidades de 64 municípios do país.


Nas favelas, o Presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato com maior rejeição entre outros nomes concorrentes à eleição presidencial. É o que afirma a pesquisa Favela Diz, publicada na última terça-feira (8). Ao responder a questão “Em qual candidato não votariam de jeito nenhum”, o atual presidente aparece com 45,24%, seguido do Lula (PT), com 32,09%. Ciro Gomes vem em terceiro lugar, com 4,10%


A pesquisa com registro no TSE, traz cenários espontâneos, estimulando confrontos entre candidatos, percepção de todos os governos da recente história do Brasil, assim como os desejos e aspirações dessa fatia considerável da população brasileira. E cerca de 4,85% dos entrevistados pretendem votar branco/nulo, e 24,05% disseram não saber em quem votar.


Ainda de acordo com a pesquisa, nas intenções de voto, Lula aparece em primeiro lugar. O candidato do PT tem a preferência de 38% dos eleitores. Bolsonaro surge em segundo, com 31% e Ciro Gomes em terceiro com 7,05%. Outros nomes não alcançaram a margem de 2%. Foram ouvidas 2.000 pessoas por telefone, em comunidades de 64 municípios.


Segundo Gilson Rodrigues, Presidente da G10 Favelas, a ideia de pesquisar à favela, visa chamar a atenção dos candidatos para uma população de mais de 17 milhões de brasileiros, que por vezes ficam à margem das discussões.


O Favela Diz é um instituto de pesquisa sobre eleições nas favelas brasileiras. A iniciativa acontece em conjunto com o G10 Favelas, Sou+ Favela e Cria Brasil. A sede fica no bairro de Paraisópolis, em São Paulo. Segundo o instituto, a expectativa é atingir cerca de 17 milhões de eleitores até o fim da campanha eleitoral.



Fonte: Voz da Comunidade

25 visualizações