A Força Ancestral das Yabás
Por Neide Jane Prado

Clique aqui para assistir o programa: https://www.youtube.com/watch?v=Ivf_QwtozhA
No programa Ancestralidade e Territórios desta sexta-feira, 09 de julho, às 21h, faremos uma reflexão a respeito da Força Ancestral das Yabás. Nossas convidadas são duas Mulheres de Yansã, filhas da Ancestral Guerreira, desbravadora das Tempestades e dos Ventos, e a Professora Helena Theodoro e Iyá Vera Soares .
Nestes tempos tão difíceis que atravessamos a valorização e o respeito por nossos ancestrais é fundamental para que possamos enfrentar o sofrimento com resiliência e compreensão. Precisamos compreender os fenômenos ambientais e espirituais para, assim, cuidarmos melhor do nosso corpo e resgatarmos seu lugar de origem, suas raízes e a força motriz que o impulsiona. O autocuidado, a fé e a solidariedade são as bases dessa força.
A história do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha
A partir de 1992, entre o dia 19 e 25de julho, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas. O evento reunião mulheres negras de mais de 70 países em Santo Domingo, na República Dominicana e teve como resultado a criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e, ainda, a definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. Aqui no Brasil essa data é dedicada à Tereza de Benguela uma Guerreira Também desbravadora dos Quilombos onde assumiu a Liderança.
Serviço:
Programa Ancestralidade e Territórios
Apresentação - Neide jJane
Convidadas – Professora Helena Theodoro e Iyá Vera Soares
Tema: A Força Ancestral das Yabás
Data: 09/07/2