Atualizado: 27 de out. de 2021
Adair Rocha
Paulina Chiziane - Prêmio Camões 2021
"Mutatis mutandi" (comparando), Paulina Chiziane e o Edital dirigido à Rocinha, colocam o "Prêmio Camões" e a FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio de Janeiro) numa atitude de reconhecimento com dimensões históricas e inéditas.
Nesse momento, aparentemente, inimaginável em que vivemos, quando o imaginário dominante, autoritário e com dimensões nazifascistas, tenta nadar de braçada na normalidade Fakenews, eis que fagulhas do imaginário libertário, reacende o processo democrático, sempre inconcluso, com essas maravilhas que se libertam dos porões dos Navios Negreiros para as cabeças da literatura e da intelectualidade orgânica.
A partir do território/favela, repensa a cidade!
Esse video com Chiziane visita e remexe nosso âmago. O esquentar a sola dos pés na fogueira, ela nos remete à Conceição Evaristo, à Carolina Maria de Jesus, Giovanni Martins, Maju, Flavia Oliveira........., aquecendo a memória e o pensamento, assassinados pelo negacionismo histórico que sempre ditou as regras da história a ser ensinada.
Quantos novos livros de cabeceira, o que na resistencia democrática se chamou de "marginal", "das quebradas", etc., agora são "Prêmio Camões", e, quem sabe, "Nobel".
Está aí a FLUP ajudando a criar caminhos da escrita e do pensamento. Estão as "Ações Afirmativas", os Pré Vestibulares Comunitários e os projetos que, Rocinha e as demais Favelas, oferecem para a Cidade Multicêntrica!
Obrigado, Chiziane, também Paulina, por esse ar tão puro para respirarmos nesse tempo pandêmico e no tempo da LIBERTAÇÃO!
Adair Rocha
Coordenador da Roda Multicêntrica, na TV Portal Favelas.