50 anos do Dia Mundial do Meio Ambiente tem vasta programação

No domingo, 05 de junho, o Dia Mundial Do Meio Ambiente completa 5 décadas. Com isso, ativistas do país preparam uma programação completa para comemorar esta data em forma de militância e luta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, foi criado em 1972 e seu principal objetivo é conscientizar a população a respeito da importância de preservar os recursos naturais. Sua finalidade é criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, que são causados pelos seres humanos.

Confira a programação completa e fique por dentro da importância do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A programação tem início da sexta-feira, dia 03 de junho, na feira de São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro.




Sexta-feira: 03/06


14:00 – A feira de são Cristóvão vai entrar nessa briga e defender a Terra.

Tema: As agressões desenfreadas dos humanos estão sufocando o planeta


Já no domingo, dia 05 de junho, a programação está mais ampla. Veja:


Domingo: 05/06


· Pedalada no Aterro – Diferentes coletivos e iniciativas ligadas à bicicleta, meio ambiente e mensageria, se reunirão para realizar atividades de: pedalada, oficina mecânica, roda de conversa e jogos de bicicleta na região do centro da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa nasceu pelo Ciclo Courier e resolveram homenagear também o Dia Mundial da Bicicleta, comemorado em 03 de junho.


Programação:

11:00 - os grupos vão se concentrar no Aterro do Flamengo, em frente ao restaurante Assador e vão seguir até a zona portuária, passando por pontos do circuito da campanha da Amazônia Passa Aqui. Lembrando que aos domingos o aterro é aberto apenas para bicicletas e fechado para carros.

13:00 – Chegando a praça da harmonia, vai acontecer o picnic e uma roda de conversa com os parceiros, sobre mensageria, viagens, cooperativa, meio ambiente, design, gênero e ativismo.

19:00 – Acontecerá um pedal para encerrar o dia com uma incrível festa junina, na praça Paris, localizada na Glória


· Tv Portal Favelas:

19:00 – Programa especial na TV Portal Favelas, com mediação de Rumba Gabriel.

Acesse através do link: https://youtu.be/at0XllMOdxo

As atividades não terminam no domingo, isso porque na segunda-feira, acontecerá um mega evento na alerj, com um formato hibrido, ou seja, é presencial com transmissão pelo canal do youtube e facebook da Alerj.


Segunda-feira: 06/06

14:30 – Contribuição dos Estados na Implementação da NDC Brasileira

Evento híbrido – Será no auditório do 18 andar da Alerj – Rua da Ajuda 5, Centro do RJ e terá transmissão através do canal da alerj no youtube e facebook.


Além disso, aconteceram também atividades como: Grafite na Providência e Banner do Roani no Museu de Arte Moderna – MAM.

Roani Metuktire, é o único indígena brasileiro indicado ao prêmio Nobel da Paz, e está sendo homenageado por um grupo de 20 organizações da sociedade civil brasileiro nesta semana. Para isso, 50 cidades brasileiras e no exterior, incluindo 24 capitais estaduais, receberam lambes de 6 metros quadrados com artes mostrando o líder. No Rio de Janeiro a arte está localizada no MAM. E foi feito um grafite sobre Meio Ambiente no morro da Providência.

O Portal favelas também criou uma campanha com uma série de vídeos sobre o tema para as redes sociais. Confira: https://www.instagram.com/portalfavelas/


35 visualizações