O número de contaminados e mortos pela Covid-19 tem crescido todos os dias nas favelas do Rio e Grande Rio. O Painel Unificador Covid-19 é a mais consistente fonte de dados atuais sobre o alcance da pandemia nestas comunidades (http://www.favela.info)

Na última edição dos dados, em 15 de abril deste ano, tinham sido registrados mais de 38 mil casos confirmados e quase 4 mil óbitos nas favelas (veja quadro ao lado). Novos registros de casos serão divulgados até o dia 01 de maio e serão publicados aqui tambem, no Portal Favelas.
O Painel Unificador Covid-19 busca conscientizar a população sobre a importância do acesso a dados sobre a situação real da pandemia nessas regiões, e convida ao público a declarar seus próprios casos de Covid-19 (http://avaliarcovid.favela.info).
O Painel é realizado por uma rede de 20 coletivos, organizações e iniciativas engajadas com a prevenção e documentação da pandemia nos territórios e foi lançado em julho de 2020 em resposta à subnotificação de dados sobre Covid-19 nas comunidades da Região Metropolitana do Rio.
Hoje, o Painel contempla mais de 180 favelas, número que cresce a cada semana com a entrada de novas fontes de dados. Participam os grupos Comunidades Catalisadoras (ComCat), Coletivo Conexões Periféricas - RP, DataLabe, LabJaca, Fala Roça, Favela Vertical, Fiocruz, Fórum Grita Baixada, Frente de Mobilização da Maré, Mulheres de Frente, Observatório de Favelas, PerifaConnection, Redes da Maré - Somos Todos Maré, TETO e Voz das Comunidades.
O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), apoia a iniciativa, por meio de seu Laboratório de Informação em Saúde (LIS).
