30 anos de Casa da Cultura

A Casa da Cultura, localizada em São João de Meriti, completou 30 anos no último domingo (28), o evento de comemoração foi realizado no Espaço de Cultura e Direitos Humanos João Cândido, e contou com a presença de cerca de 300 pessoas.

A Casa da Cultura – Centro de Formação Artística e Cultural da Baixada Fluminense, é uma organização da Sociedade Civil, e foi criada por um grupo de lideranças comunitárias, artistas e intelectuais que apostaram na melhoria e na qualidade de vida da região, e tem por objetivo promover a cidadania mediantes ações culturais.


A comemoração contou também com atrações como: 5° edição da feira Black, Roda de Capoeira, Roda de Jongo e Roda de Samba. O encerramento aconteceu com o ensaio da GRES Independente da Praça da Bandeira.


No dia da festa foi realizada a homenagem com a Medalha Almirante Negro 2021, com lideranças e representantes de instituições parceiras, que atuam na luta pelos direitos humanos e no combate ao racismo, com atuação destaque na Pandemia. Os homenageados foram: Sr. Candinho(filho do nosso almirante), Frei Tatá, Mãe Meninazinha de Oxum do Ilê Omolu e Oxum, Mãe Equede Sandra do Asé Opo Afonja, Henrique Silveira, da Casa Fluminense, Adriano de Araujo, do Fórum Grita Baixada, Pastor Luiz da Ong Mão Amiga, Fezinha, Bina, Riva, Pai Jorge Guerreiro, Rainha Patricia Barros(GRES Independente da Praça da Bandeira), Maria da Conceição da Gastromotiva, Carnavalesco Ricardo Paulino, Professor Abel, Capelã e sacerdotiza Iya Lúcia de Oxum, Nelson Freitas Assessor ALERJ, Marcelo Dias, Padre Cristiano da Paroquia Nossa Senhora da Conceição em Coelho da Rocha, Mãe Sônia, Professora Ercilia Coelho e Mestre Abreu.

42 visualizações