2022 - O ANO DO ESPERANÇAR

Por Álvaro Maciel


Foto: A Virada Cizenta - 31/12/21

Vista do Morro Babilônia - Balsas dos fogos do Reveillon da Praia de Copacabana


Rio – 31/12/21. O dia cinzento dessa manhã traduz bem o tom dessa virada: temos uma pandemia perigosa em curso. Um variante, a Onicron, se espalhou rapidamente e nos avisa que o perigo de perdas de muitas vidas ainda não acabou. Médicos e cientistas do mundo inteiro anunciam que outras variantes poderão surgir e quanto mais festas e aglomerações maior o risco de contaminação. Mesmo assim nossos governantes optaram pela não adoção de medidas restritivas no Rio de Janeiro, estado e Capital.


A taxa de testagem para identificar novos casos de covid-19 aumentou de 0,77 % para 5,5 % nas últimas semanas. Isso prova que a Onicron fez uma curva muito acentuada em curto espaço de tempo. Daí para o surgimento de novas variantes mais agressivas é só uma questão de tempo. Usar máscara, manter o distanciamento e evitar contato direto, ficar em casa, etc. são recomendações que deveriam estar nas falas dos nossos governantes e nas manchetes da nossa imprensa.

"Só que não "! O interesse econômico mais uma vez falou mais alto.


Portanto, com tanta falha e irresponsabilidade das autoridades e da mídia brasileira, podemos afirmar que a 4ª onda já chegou ao Brasil e que, mais uma vez, estamos diante de erros grosseiros dos gestores públicos, que poderão causar a morte de milhares de pessoas. Caberá à população tomar suas próprias providencias.


Desejo que o tom cinza deste dia não seja de tristeza e sim de esperança de que "O Sol há de brilhar mais uma vez", mas para isso precisaremos fazer a nossa parte. Então, nessa visão a cor cinza do dia da virada pode ser interpretada como verde? Sim. Podemos ter e ser a cor que quisermos. Cada um de nós pode ter sua interpretação inventiva com toda liberdade para sonhar. Se a realidade pode estar cinza, o nosso sonho não.



Foto: Praia do Leme

Vista do Morro da Babilônia - durante a primavera de 2021


Podemos e devemos sonhar com muitas cores e tons para 2022. Sonhar, lutar e agir está reunido no verbo ESPERANÇAR! Isso não significa ignorar os protocolos de segurança e sair por aí sem máscara e sem os cuidados necessários. Ao contrário, significa cuidar de si e dos outros e se preparar para enfrentar os desafios postos ao povo brasileiro para o Ano Novo que se anuncia. É acreditar, com muita fé em Deus, que novas conquistas nos aguardam!


Que 2022 seja melhor que 2021! Que tenhamos bastante saúde e força para ESPERANÇAR e para recolocarmos o Brasil novamente no trilho da democracia, do amor e do desenvolvimento social e econômico com mais distribuição de renda! Que os nosssos sonhos se realizem! Que a nossa primavera seja bastante colorida!


Feliz Ano Novo!

🍾🥂⭐💫✨✨✨☘️💪🏾

110 visualizações