Rede Autônoma de Sanitizadores – Resistência e Solidariedade

(por Álvaro Maciel)


Neste domingo (12) a equipe de sanitização do Santa Marta saiu cedo de Botafogo e por volta das 9h chegou ao morro Babilônia - Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul da cidade. Os irmãos Tandy e Thiago Firmino, Tainara Magalhães e Renato Belo trouxeram seus atomizadores portáteis mostrando na prática o significado do “é nós por nós”. O encontro ocorreu em frente à sede da Associação de Moradores da Babilônia, onde André Constantine, Neide Abreu, Anderson Ribeiro e Valter Grande já preparavam as máquinas do movimento Babilônia Utopia, também compradas através de vaquinha eletrônica, especialmente para as ações de enfrentamento à pandemia do Covid-19.



A operação foi um sucesso e obteve grande aceitação dos moradores, que tiravam fotos das janelas e se mostravam aliviados e acolhidos ao verem alguma coisa ser feita contra a pandemia nas proximidades de suas casas. Os atomizadores são carregados nas costas, como mochilas e possuem motores barulhentos movidos à gasolina, que lançam uma solução de quaternário de amônio diluído em água. Para a segurança dos operadores é obrigatório o uso de macacão, luvas, botas de borracha e máscara de gás. Geralmente o impacto da operação é muito positivo. As pessoas oferecem água, tiram fotos ou se expressão das varandas e janelas com aquele sorriso de gratidão.


“Nosso trabalho é árduo e segue desde abril. Mesmo muitas pessoas desrespeitando o afastamento social precisamos seguir firmes sem desistir, preservando vidas nas favelas.” Thiago Firmino – Morro Santa Marta.

Quero parabenizar essa galera maravilhosa que reacende nossa consciência de que é preciso fazer alguma coisa nessa hora de grande aflição. Acompanhei a operação e testemunhei o carinho e respeito da população local. A chegada da equipe gera uma energia muito positiva. É um recado direto para as pessoas ficarem em casa. Aqui na capital a sanitização em favela foi iniciada no Santa Marta no início de abril, graças ao trabalho dos irmãos Tandy e Thiago Firmino; e depois expandidas para outras favelas. A intenção agora é consolidar a Rede Autônoma de Sanitizadores de Favelas para mitigar o sofrimento das pessoas que moram nessas áreas tradicionalmente excluídas da ação do poder público. Parabéns guerreiros e guerreiras! Sucesso!

149 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter