• carolinavaz

Máscara não deve ser usada por pessoas saudáveis

Atualizado: Mar 27




Por Carolina Vaz, do jornal O Cidadão / CEASM


Com a pandemia do coronavírus, muita gente está fazendo o recomendado: ficar em casa. Mesmo assim, quando se vai sair para fazer algo necessário - como ir à farmácia ou ao mercado - é comum encontrar pessoas usando máscaras. Isso está acontecendo apesar de as fontes de notícia oficiais sempre dizerem: não use máscara. Nesta reportagem, vamos tentar explicar quem deve e quem não deve usar máscara, e por quê.


Quem deve usar máscara?

A máscara deve ser usada somente por profissionais da saúde (médicas, enfermeiras e outras) em exercício da função, por pessoas com sintomas de gripe (ou até mesmo já diagnosticadas com o coronavírus) e pessoas que estejam próximas e cuidando das pessoas com sintomas de gripe. O uso da máscara vai evitar que as gotículas de saliva com o vírus passem para outras pessoas, objetos e superfícies.


Por que não usar a máscara?

Para começar, a máscara é de uso prioritário dos doentes e dos que deles cuidam, portanto não podemos deixar faltar esse item de proteção tão importante. Infelizmente, em muitas farmácias em todo o mundo o estoque de máscaras acaba muito rapidamente a cada chegada de uma nova leva.


Utilizar a máscara quando se está saudável é um risco, porque o contato constante entre a máscara e as vias respiratórias faz com que fiquem presos nas máscaras micro-organismos que contaminam as vias áreas e os pulmões, como os causadores de gripe, bronquite, pneumonia. Até mesmo conjuntivite pode ser adquirido com esse uso. Além disso, máscaras são descartáveis e não devem ser usadas por dias seguidos. A recomendação, quando o uso é de fato necessário, é que se troque 3 vezes por dia, sempre jogando no lixo. Se todo mundo seguisse essa regra, seria necessária uma quantidade enorme de máscaras, sendo que a prioridade é o uso por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde.


Entendeu? Se você não apresenta nenhum dos sintomas mencionados, e não se encontra perto de alguém com os sintomas, não há necessidade de usar máscara. Para saber como se prevenir efetivamente, acesse outros materiais do Portal Favelas, como o "Pouca água e grana curta? Como se proteger?"


Fontes:

"Máscaras acabam em farmácias, mas não protegem - entenda por quê" - do site ICTQ

"Máscaras servem para proteção contra o novo coronavírus?" - do G1

"É hora de usar máscara? Veja medidas para se proteger contra o coronavírus" - do Estado de São Paulo

62 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter