• Bárbara Nascimento

E QUANDO O CORONAVÍRUS CHEGAR ÀS FAVELAS?



Essa é a manchete do Projeto Colabora para a matéria que fala sobe os impactos do Coronavírus nas favelas.


Segundo matéria publicada pelo Projeto Colabora, o médico sanitarista Valcler Ranger, da Fiocruz, afirma que bairros populares precisam receber tratamento diferenciado para evitar uma catástrofe maior. Isso porque a própria configuração física das favelas, definidas pelo IBGE, desde a década de 1950, como “aglomerados subnormais” inibe o isolamento das pessoas. “Como fazer quarentena em casas que possuem apenas um cômodo, com vários moradores vivendo ali e onde muitas vezes não há sequer um banheiro?”, pergunta o doutor Valcler.


Entre as medidas sugeridas pelo médico, estão a derrubada da Emenda 95, que limita os gastos do governo e a liberação imediata dos R$ 5 bilhões para o SUS: “Estamos em momento especial, precisamos de medidas especiais”. Ele recomenda fortemente que haja um foco diferenciado nessas comunidades, com os agentes de saúde aumentando o número de visitas, com a identificação das áreas de risco, uma oferta maior de leitos e algum tipo de prioridade no atendimento do SUS para as pessoas que vivem nesses aglomerados urbanos: “Quando o poder público decide suspender as aulas, por exemplo, ele faz com que as aglomerações nas favelas fiquem ainda maiores e os riscos de contaminação cresçam”.



Fonte: Projeto Colabora

Por Agostinho Vieira | Publicada em 13 de março de 2020 - 13:44 • Atualizada em 16 de março de 2020 - 12:55


31 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter