• Redação

Documentário que resgata discurso de Noel Nutels contra massacre indígena é premiado

O documentário O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels(2019), de Tiago Carvalho, conquistou três prêmios no renomado Festival Biarritz Amérique Latine: o de melhor documentário escolhido pelo público, uma menção honrosa do júri e o prêmio do Instituto de Altos Estudos Latino-americanos de Paris. Além disso, foi eleito melhor filme da mostra competitiva ibero-americana do Festival Internacional de Documentários de Buenos Aires, o Fidba, realizado em setembro. 


Feito com base no único registro de voz do sanitarista judeu brasileiro Noel Nutels — o depoimento dado em 1968 à CPI do Índio, onde discursa sobre o que chamou de “massacre histórico dos povos indígenas” —, o filme foi produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e pela Banda Filmes, após ser selecionado no seu edital de fomento à produção de audiovisuais em saúde, o Selo Fiocruz Vídeo. Não só o discurso atual e contundente de Nutels chama a atenção no longa de 71 minutos, mas as preciosas imagens de arquivo em filmes de 16mm, cerca de 90% filmadas pelo próprio sanitarista-cineasta entre as décadas de 1940 e 1970, quando percorreu o interior do Brasil atendendo populações indígenas, sertanejas e ribeirinhas. “A grande inspiração que nos guiou o tempo todo veio dos filmes do Noel e das ideias que ele expõe naquele depoimento tão poderoso”, explica o diretor Tiago Carvalho. Os outros 10% são imagens do Major Thomaz Reis, que acompanhava Marechal Rondon em suas expedições, do Heinz Forthman, cineasta de enorme importância para o cinema etnográfico brasileiro, e do Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema no Brasil.  Percorrendo o circuito de festivais internacionais e nacionais, o documentário ainda está inédito no Brasil, onde busca janelas de exibição junto a TVs e plataformas de streaming. Mas uma boa oportunidade de assistir ao filme será no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, a estreia da “peleja de Noel Nutels” em território brasileiro. O filme ficará disponível on-line das 6h da manhã do dia 9 de outubro até às 6h da manhã do dia 10 de outubro e também no dia 13 de outubro, no mesmo horário. Mas para quem quiser ter a relíquia em casa, a versão de 52 minutos do documentário está à venda em DVD na Editora Fiocruz. A reunião do material de arquivo é do próprio Carvalho, que conta com experiência na área do audiovisual em saúde na direção da série Curta Agroecologia (2013), coprodução entre o Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Canal Saúde e VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, do documentário Saúde Indígena - Atenção diferenciada e políticas públicas para territórios indígena (2020) e da série sobre conflitos socioambientais Sangue da Terra(2016), exibida no canal CineBrasilTV. Confira abaixo o trailer e a entrevista concedida por Tiago de Carvalho para a VideoSaúde:  

leia mais no Portal Fiocruz


O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter