• Bárbara Nascimento

Confrontos na Vila Kennedy

Foto: Praça da Vila Kennedy.


A Vila Kennedy, favela da zona oeste do Rio, vivenciou cenas de violências que se iniciaram na manhã dessa quarta-feira. Moradores informaram que a polícia entrou com o pretexto de retirar barricadas colocadas por membros do tráfico de drogas. Lembrando que em 8 de agosto, confirmou-se a determinação do ministro Fachin. O supremo Tribunal Federal garantiu a proibição de operações policiais em favelas durante a pandemia.


Houve confrontos entre policiais e traficantes, resultando em uma morte e dois feridos. A operação prendeu dez homens acusados de envolvimento com o tráfico. Os presos foram levados para a 14° BPM.


Como de costume nessas situações, o serviço de saúde foi interrompido e a Clínica da Família suspendeu os atendimentos. O favelado ficou vulnerável à violência imposta pelo confronto bélico e à em decorrência da falta de assistência médica. Ambas são estratégias de morte constantemente vivenciadas em territórios periféricos.

18 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter