• Redação

Como manter o COVID-19 longe dos alimentos?

Por @Pretta 

Agência FAPESP

Sabemos e aprendemos desde cedo que higiene salva vidas, e com certeza nunca imaginamos passar por um período onde isso aconteceria de forma tão literal. Em tempos de dúvidas, a única realidade é a necessidade de higienizar tudo, mãos, rotineiramente e de forma correta, casa, incluindo maçanetas e itens de uso pessoal, e não podemos esquecer dos alimentos. Isso mesmo, higienização dos alimentos.

Frutas e legumes precisam ser higienizados antes de serem guardados em geladeiras ou fruteiras, essas também precisam de atenção.

É recomendado o uso de água e sabão, água sanitária para manter a limpeza de geladeiras e fruteiras, assim como de armários que receberão esses alimentos.

Frutas e legumes podem ser lavados com água e sabão, acondicionados em superfície também higienizada, se preferir pode também deixar em imersão em água e uma porção de água sanitária (1 colher de sopa pra cada litro d’água).

Verduras também devem passar por esse processo de imersão, na mesma proporcionalidade, mesma receita. Após higienizados e secos podem ser guardados na geladeira ou freezer.

Alimentos embalados, arroz, feijão,macarrão entre outros também devem ser higienizados, o álcool 70 graus em um pano limpo ou toalha de papel ou a água sanitária (1 colher de sopa pra cada litro d’água) eliminam o vírus e várias bactérias que podem estar nessas superfícies.

Não esqueça de lavar as mãos frequentemente! Mais informações estão disponíveis nos sites:


https://alimentossemmitos.com.br/medidas-simples-em-casa-podem-manter-o-virus-da-covid-19-longe-dos-alimentos


http://forc.webhostusp.sti.usp.br/noticia.php?t=Leia%20sobre%20medidas%20que%20ajudam%20a%20manter%20a%20COVID-19%20longe%20dos%20alimentos&noticia=74

http://agencia.fapesp.br/medidas-simples-ajudam-a-manter-o-coronavirus-longe-dos-alimentos/32893/#.XosenXV7b8E.whatsapp Agência FAPESP – A equipe do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou um comunicado com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas da população sobre o papel dos alimentos na transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O texto é assinado pelos professores Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco, Mariza Landgraf e Uelinton Pinto, todos especialistas em microbiologia de alimentos.

O FoRC é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP.

93 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter