• Bárbara Nascimento

Caixas d' água como providência


Foto: Maurício Hora


A escadaria famosa na Providência, que já sofreu a intervenção artística Inside Out, do francês JR em parceria com Maurício Hora (fotógrafo e líder comunitário), em tempos de COVID-19 virou cenário de outro projeto. Pelos 162 degraus da Ladeira do Barroso transitam caixas d'água carregadas por voluntários.

A favela da Providência está expandindo a ação iniciada há um mês. Dando continuidade ao projeto de fixação de pias equipadas com sabão em vias públicas do morro, Maurício Hora e Alessandra Roque, idealizadores da iniciativa, viram-se diante de um empecilho comum a 140 localidades no Rio de Janeiro, o abastecimento irregular de água.

Foto: Maurício Hora


Não bastava colocar as pias e disponibilizar o sabão; era preciso garantir que haveria água nas torneiras. O fornecimento na favela é falho; ocorre em dias alternados em umas áreas e sem previsão em outras. Para garantir que os moradores, que necessitassem transitar pelo morro, conseguissem fazer a higienização das mãos, os idealizadores e voluntários decidiram que era preciso instalar também caixas d'água.

Realizaram uma campanha de doação e já conseguiram instalar vinte e três caixas d'água, vinte e sete pias e mil litros de sabão. A meta do grupo é atingir cinquenta áreas da favela da Providência.



Foto: Diego Deus


Nosso desejo é que essa pandemia acabe e que a Providência seja também notícia de inciativas culturais e artísticas como as que Maurício Hora há tempos desenvolve no espaço cultural Casa Amarela, fundada por ele e pelo artista francês inicialmente citado. Afinal, a favela providencia soluções.

107 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter