Babalawô Ivanir dos Santos e Thaíde foi uma legítima aula de história durante live

Com o tema Corpo Fechado, o Babalawô Ivanir dos Santos, recebeu em sua página no Facebook Thaíde. Emblemático, Ivanir dos Santos é Professor;  Pós-doutorando em História Comparada (UFRJ), Babalawô; interlocutor da CCIR, entre outros créditos. Do outro lado, uma referência no cenário musical: Thaíde - rapper, compositor, produtor, apresentador e ator. Natural de São Paulo, vem promovendo reivindicações políticas, econômicas e sociais através da sua música.

O debate, ao vivo, que levou um pouco mais de 1h, transcorreu leve e com troca de ensinamentos. Foi consenso dos dois que é preciso não abandonar a luta, referido ao povo preto e sua história. A conversa pontuou as muitas formas que o racismo se apresenta, pelas armadilhas construídas pela sociedade. Rememoram quando o samba, a capoeira e o rapper foram marginalizado e perseguido. Thaíde alegou que vem se se reinventado, vendo novos caminhos e preocupado com a comodidade, se superando com novas ideias e estudos em fase de pandemia. "Pra essa nova rapaziada, essa nova geração que estão aí, é pra tomar cuidado, estudem, se informem...", sugere o músico e conclui "Hoje estamos muito mais atentos...".

A live contou com muitas participações nos comentários, como o Grupo de Estudos Consciência e Realidade: Igualdade Racial em Pauta. Encontros como esses reforçam que o empoderamento negro chega forte, através da sua cultura e intelectualidade. "Nessa semana nossos debates nas lives levam para muita reflexão, como a fala contundente hoje, de Thaíde. Recebo ainda dois outros representantes veteranos, fechado a semana emoldurado por culturas de grande representação."

A live de (sexta), será com Antônio Carlos dos Santos, fundador e presidente do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê. Conhecido como Vovô Ilê Aiyê, é filho da Mãe Hilda, do terreiro Ilê Axé Jitolu, onde é o Ògan de Obaluaê e vem dedicando a sua vida à preservação e promoção da cultura negra no Brasil. A live será facebook do CEAP. Dia 14 (sexta) - às 14h - https://www.facebook.com/ceap.rj No sábado, é a vez de receber Marquinhos de Oswaldo Cruz, veterano sambista reconhecido pela luta histórica de preservar as matrizes do samba e seus costumes no Projeto Trem do Samba e Feira das Yabás. O Tema não poderia ser outro: Trem do Samba, pelo face do Prof. Ivanir dos Santos.

Dia 15 (sábado) - às 14h -  https://www.facebook.com/babalawoivanirdossantos

8 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter