A primeira favela do Rio de Janeiro



O Morro da Providência, na Região Portuária, pode ter sido a primeira favela do Rio de Janeiro.

As primeiras ocupações da região foram em decorrência do fluxo migratório de ex- escravos com a abolição da escravatura em 1888 e da presença  grande número de soldados da Guerra de Canudos que desembarcaram no Rio e não tinham moradia e passaram a chamar o local de Morro da Favela, nome de um dos morros próximos à cidadela de Canudos. O morro tinha esse nome por causa de uma planta que lá havia, a Cnidoscolus quercifolius, popularmente chamada de favela.

O nome favela ficou conhecido e na década de 1920, as habitações improvisadas, sem infraestrutura, que ocupavam os morros passaram a ser chamadas de favelas.

O especial "O Porto do Rio e a construção da alma carioca" comta essa história.

Fontes: https://museudoamanha.org.br/pt-br/conheca-a-historia-da-primeira-favela-do-rio-de-janeiro http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/rio-450-anos/noticia/2015/01/conheca-historia-da-1-favela-do-rio-criada-ha-quase-120-anos.html https://web.archive.org/web/20140330233115/http://revistadehistoria.com.br/secao/capa/aldeias-do-mal

7 visualizações

O Portal Favelas é uma construção coletiva de moradores de favelas, para falar de e para as favelas, por meio da integração dos diversos canais de comunicação locais ou regionais.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter